Você já sabe quais são alguns motivos que geram o insucesso na advocacia?

Muitas faculdades com cursos de direito surgindo e disponibilizando cada vez mais profissionais no mercado, ação esta, que tem causado grandes questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados na área jurídica. Entretanto, são dois pontos de vista distintos: isso pode ser bom ou ruim! Profissionais mal qualificados, ou concorrência acirrada, que muitas vezes estimula a busca do aperfeiçoamento e da qualificação. Infelizmente no Brasil, a maioria acha que essa é uma das razões da queda na qualidade e fracasso da carreira da advocacia.

Pode até ser que haja uma influência, caso os profissionais não estejam devidamente capacitados, entretanto, falhas comuns, como os advogados não enxergarem seus escritórios como uma empresa e não desenvolverem uma visão empreendedora do seu negócio, pode ser tão quanto ofensora como a falta de conhecimento. 

Por acompanhar tantos casos nesse meio, ver pessoas que não se encontram na carreira jurídica e acabam desistindo, escritórios que não avançam no mercado, resolvi falar sobre este tema que é tão importante para os profissionais da área:

Por que tantos profissionais se sentem fracassados na carreira jurídica?

É fato que os cursos acadêmicos, preparatórios ou até mesmo de especialização, são bastante voltados para o conteúdo técnico e na área de direito isso não é diferente. Portanto, para as carreiras jurídicas o know how que o profissional precisa para exercer de fato a advocacia, muitas vezes fica sem o devido desenvolvimento e aperfeiçoamento. Mas isso acontece em qualquer profissão, o que é preciso ser feito é uma busca constante pelo aprimoramento de competências e áreas que complementem a profissão.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, mostram os resultados de que pelo menos 80% dos profissionais do Direito procuram aperfeiçoamento profissional após a formação acadêmica, porém, voltados apenas para o conhecimento técnico e não para o desenvolvimento em gestão de equipes, captação e fidelização de uma carteira de clientes e marketing jurídico

As consequências disso podem ser desastrosas para o sucesso da profissão, já que a falta de planejamento, de estratégias, metas e objetivos comprometem os resultados de forma significativa. Esses, são aspectos que precisam ser de conhecimento do estudante que está se formando, já desde o início do curso, para que um pouco mais adiante o impacto da falta de preparo não culmine no fracasso da profissão.

Seguem algumas razões para atenção ao longo da sua carreira profissional:

Planeje para agir

Administre seu tempo

Controle o volume excessivo de processos e trabalho

Preze o atendimento ao cliente

Escute e compreenda o cliente 

Desassocie venda de networking

Alimente sua rede de negócios

Estabeleça vínculo com seu cliente e potencial cliente

Dê atenção aos seus clientes

Inove

Vamos agora detalhar cada um deles? Continue nos acompanhando!

Planeje para agir

No início da carreira profissional muitos advogados começam atuando em várias áreas . Costumo dizer que o direito é uma das mais amplas profissões que existe, dando diversas opções e proporcionando boas escolhas aos profissionais. Além dessa enorme vantagem, os horários de atendimentos flexibilizados e o atendimento ao cliente em locais versáteis, que são grandes vantagens, podem também ser grandes desvantagens e gerar prejuízos estratégicos ao negócio, pois, fazem com que muitas vezes o advogado deixe de criar um planejamento estratégico adequado e uma rotina produtiva de trabalho.

Portanto, pelo perfil que a advocacia propicia, é muito importante que o advogado concilie o seu escritório com outras atividades e realize de uma forma profissional um planejamento estratégico.

Pode até parecer que seguir um planejamento torne as atividades mais burocráticas e lentas, entretanto ao logo do tempo é nítido perceber que as coisas vão se tornando cada vez mais inviáveis e que diversos problemas para o escritório e para o advogado começam a aparecer. 

A eficácia do serviço é comprometida uma vez que o advogado se envolve em várias questões, sejam elas administrativas, de captação de novos clientes, gestão financeira o que geralmente acarreta na falta de condições de realizar devidamente as tratativas com o cliente e o acompanhamento dos processos. É exatamente assim que surge a maior parte dos casos de insucesso na carreira da advocacia.

E, não existe nenhuma outra forma de evitar esse tipo de problema, a não ser: planejando! O tamanho do seu escritório não interessa, seja ele pequeno, médio ou grande, o planejamento é fundamental para sua sobrevivência no mercado.  

Você já tem o planejamento do seu negócio? Se sim, parabéns! Se ainda não possui, aproveite para começar e colocá-lo em prática!

Para os profissionais que almejam um crescimento de forma organizada e sem comprometer o futuro do escritório, acompanhe mais artigos no blog da Ultimatum. Indico inclusive, o que fala sobre o quanto um software jurídico pode ajudar em todo esse processo de planejamento e gestão do seu negócio:

A importância de um software de gestão em seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. 😉

Administre seu tempo

Esse é um dos mais importantes requisitos! Um dos erros que destroem a reputação e o trabalho de um advogado, é a perda de um prazo. Esse é o mais temido erro que pode acontecer, pois ele acarretará problemas financeiros para ambas as partes envolvidas, além de uma péssima imagem e propaganda no mercado, que com certeza será disseminada rápida e facilmente. Sem dúvida alguma é um grande fator de frustração e fracasso na carreira jurídica.

Portanto, a gestão de tempo é essencial para quem trabalha com prazos improrrogáveis, que é o caso da advocacia.

Para que uma boa administração do tempo aconteça, é preciso antes de mais nada, traçar um plano, diminuindo as burocracias, otimizar as tarefas e rotinas, além de utilizar a tecnologia a favor desse processo.

Além disso, o uso de aplicativos para advogados pode contribuir muito para um aumento na produtividade e consequentemente uma otimização do tempo e das tarefas. Além disso, técnicas simples como reuniões remotas e controle de distribuição de tarefas podem ajudar muito.

Controle o volume excessivo de processos e trabalho

No início da carreira os profissionais da advocacia realizam os mais diversos tipos de trabalho e processos que aparecem. Entretanto, esquecem de planejar como farão a gestão de tudo isso no futuro, quando todos estiverem em curso e com prazos correndo regularmente.

Esse pode ser um dos grandes erros cometido pelo advogado no início do negócio:  acreditar que dará conta de muitos processos, com muitos prazos, ao mesmo tempo e sem a necessidade de contratar pessoas, de organizar uma equipe e distribuir devidamente as atividades e tarefas.

Na advocacia os imprevistos acontecem com bastante frequência e o advogado que não enxerga essa possibilidade, consequentemente garantirá o seu fracasso e não o seu sucesso.

Uma forma de lidar com essa sobrecarga de trabalho na advocacia é levar muito a sério os itens anteriores: planejamento estratégico e administração do tempo. Colocando isso realmente em prática é totalmente possível se preparar para o volume de trabalho e evitar o fracasso na carreira da advocacia.

Preze o atendimento ao cliente

Advogados e advogadas que não valorizam a experiência no atendimento, ou que não fazem o suporte adequado ao cliente comprometem totalmente a qualidade dos serviços prestados. Afinal, em qualquer negócio e muito especialmente na advocacia, o  relacionamento com o cliente é tudo!

Mas quais são os erros inaceitáveis na relação cliente x advogado:

  • Não focar no problema e na solução do caso;
  • Não investir no relacionamento com o cliente;
  • Não interagir com o cliente conhecendo-o profundamente, ouvindo suas sugestões e feedbacks.

Qualquer que seja o nicho de atuação é necessário ter sempre em mente que os clientes são o ativo mais importante do seu escritório de advocacia ou do advogado autônomo. Colha sempre as impressões do mesmo, sobre como está sendo o atendimento, o acompanhamento dos casos, para que uma relação entre advogado e cliente seja estabelecida de forma promissora e duradoura.

Leia também: Ferramentas importantes usadas na advocacia para atendimento ao cliente

Escute e compreenda o cliente

Não instigar o cliente a falar para obter todas as informações necessárias para o andamento correto do processo, pode comprometer o resultado final. Ao falar com um cliente, faça perguntas inteligentes e assertivas, conhecendo ao máximo suas necessidades, vontades e expectativas.

Ao falar sobre o caso que demanda, o cliente também contará sobre sua vida, seus problemas, desejos e necessidades e eventualmente mencionará um outro problema que possui ou uma oportunidade que deseja, e pode ser exatamente nessa hora que algo relevante seja mencionado. Daí, novos negócios podem surgir, como um outro problema que também precisa ser cuidado por um advogado, ou ainda, pode ser que algo crucial seja dito para o ganho da causa.

O advogado que não ouve tudo o que o cliente tem para dizer perde grandes oportunidades de novos negócios e causas bem sucedidas.

Tome nota, realize perguntas de investigação e também forneça os devidos esclarecimentos ao cliente sobre o assunto que o levou a te procurar.

Desassocie venda de networking

Tentar se vender em um momento de networking pode não ser a melhor ideia, já que neste momento o ideal é criar conexões para posteriormente realizar um negócio. Em momentos como uma conferência, uma reunião, um seminário, você poderá estabelecer um rapport importante que posteriormente gerará um grande negócio.

A interação entre advogados e clientes são fortemente estabelecidas por contatos e indicações dos serviços prestados. As informações do boca a boca na advocacia se disseminam rapidamente.

Nos eventos e encontros a questão não é apenas distribuir cartões de visita para as pessoas, mas sim, encontrar as pessoas certas com assuntos e interesses em comum. Em muitos casos os problemas que elas possuem e vão compartilhar, são problemas que você como advogado pode ajudar a resolver.

Alimente sua rede de negócios

Lembre-se: “quem não é visto não é lembrado”. Não deixe que seus contatos e seu público alvo esqueçam de você. Após um encontro, seja em um evento ou em outro lugar qualquer, mande um e-mail, uma mensagem, um convite para um café em seu escritório, ou até mesmo uma informação mais específica sobre o evento, como um comentário sobre o tema abordado na palestra.

Reforçando que, essa situação não deve ser tratada como uma oportunidade de venda, mas sim, como uma construção de um relacionamento sólido e duradouro, onde vários e novos negócios poderão surgir. Nesse momento, você capta além de clientes, parceiros e colaboradores para o seu negócio.

Caso você seja um participante ativo em um evento, como um palestrante por exemplo, ou irá realizar um discurso, antecipe-se e não deixe de obter a lista de contatos de todos que estarão presente para que você possa acompanhá-los e com isso, futuramente realizar um marketing importante. 

Um exemplo neste caso, seria o envio de um e-mail se disponibilizando a tirar dúvidas sobre o tema abordado na palestra, e também demonstrando suas expectativas e perspectivas sobre o relacionamento estabelecido.

São com pequenos e sutis passo que você, advogado e advogada, começam a estabelecer relacionamentos individuais, importantes e com pessoas interessantes para o futuro da sua carreira profissional. 😉

Estabeleça vínculo com seu cliente e/ou potencial cliente

Não se apresse a vender ao construir um relacionamento com um possível cliente, isso demonstra ansiedade, despreparo e na maioria das vezes ele irá entender que você está muito mais interessado em realizar as suas vontades e uma venda, do que realmente atender as necessidades dele.

Crie e alimente relacionamentos antes de concretizar um negócio, e os mantenham após a concretização, para que os clientes se mantenham fiéis e seguros aos seus serviços. Na maioria das vezes o que acontece é diferente, na pressa de conquistar um cliente e realizar uma venda para a entrada de dinheiro no escritório, o advogado perde o cliente, intimidando-o e gerando uma insatisfação.

Não esqueça que: o trabalho do advogado é totalmente baseado na confiança. A construção de um relacionamento seguro e de confiança é fundamental para atingir bons resultados com os clientes e nos negócios, evitando assim o sentimento e o resultado de insucesso na carreira da advocacia.

Dê atenção aos seus clientes

Clientes precisam de atenção! Não estabelecer um contato frequente com eles pode ser um grande erro, pois a maior parte gosta de sempre ser acompanhado, ter feedbacks constantes sobre seu processo e não se sentir abandonado por parte do advogado. 

Os clientes não conhecem a rotina de um advogado, nem a rotina jurídica, ou seja, o que acontece em um processo, suas etapas, etc., portanto, manter tratativas claras e objetivas desde o primeiro contato é fundamental para uma relação de confiança. 

Compartilhe sempre uma notícia importante por e-mail, por mensagem ou até mesmo através de uma ligação rápida, tranquilizando o cliente sobre os procedimentos, prazos e andamentos processuais.

Quando falamos em contato constante não estamos dizendo que é preciso telefonar toda semana ou agendar um café, um almoço todo mês, apenas manter uma troca de informação quando necessário e oportuno, para que você não seja esquecido.

Inove

Seguindo a tradição da advocacia, os advogados geralmente são mais reativos do que ativos: se acontece um problema e o cliente precisa de ajuda, então o advogado é chamado para resolver. 

Entretanto, muita coisa tem mudado no cenário jurídico e atualmente os escritórios tem trabalhando com ideias preventivas, uma forma de evitar futuros e possíveis problemas, uma estratégia que traga economia e benefícios financeiros, tudo isso pode levar a novos negócios e manter um relacionamento ativo com a carteira de clientes vigente e, além disso, atentar sempre às demandas geradas por aquele nicho de mercado.  Isso é fundamental para manter-se firme na advocacia, pois, além de conquistar novos contratos, você amplia relacionamento com os antigos clientes e recebe inúmeras outras indicações.

Após esse tema você já sabe exatamente quais são as principais razões que causam o insucesso na advocacia. Portanto, está na hora de procurar e implantar soluções para as situações que você identifica como possível problema no seu negócio.

Ao longo do nosso artigo foram colocadas várias dicas de conteúdos interessantes disponíveis no nosso blog que vão te auxiliar muito na gestão e sucesso da sua carreira jurídica.

Seguem abaixo também, alguns links interessantes para sua leitura:

O que eu preciso saber sobre a transformação digital na área do direito?

Controladoria jurídica: o que é e por que preciso ter uma em meu escritório de advocacia ou departamento jurídico?

Dicas para empreender em um escritório de advocacia

Também comente conosco o que achou do tema: você concorda com as razões listadas como causa de insucesso na advocacia? O que mais gostaria de acrescentar? É só deixar sua opinião nos comentários, afinal, sua visão e opinião são muito importantes para nós! 🙂

Conheça também nosso Site Oficial  e acesse nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn para acompanhar todas as inovações do direito.

Um grande abraço e até o próximo tema! 🙂

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.