O poder das Lives na Advocacia

Estar ao vivo nas redes sociais é um recurso que a cada dia ganha mais espaço e gera mais resultado. As lives, como são denominadas, se popularizaram e geraram um crescimento de engajamento do público e consequentemente um forte marketing para as empresas.

Na área jurídica é imensurável o efeito que foi causado com esse trabalho especialmente em 2020, no momento em que o mundo viveu a pandemia do Coronavírus e a área do direito foi uma das mais requisitadas com orientações e tira dúvidas online.

O recurso de transmissão ao vivo foi lançado inicialmente para as celebridades, e hoje já está disponível e sendo utilizado por todos de uma forma extremamente produtiva, permitindo que o usuário compartilhe suas experiências em tempo real, seja uma visita a um lugar novo, ou os bastidores do seu escritório de advocacia ou ainda um bate papo ou tira dúvidas de assuntos importantes e de interesses comuns.

Com a evolução tecnológica e a transformação digital que estamos vivendo, os vídeos gravados se transforam em vídeos ao vivo e o fato de os espectadores poderem interagir, estimula o apresentador e o participante para um bate papo interessante e produtivo. Estatísticas mostram que as Lives geram até 10 vezes mais engajamento que vídeos tradicionais e são assistidos por 3 vezes mais tempo.

Partindo desse princípio, reunimos 10 dicas para que você advogado e advogada, tenham muito mais resultado com suas lives nas redes sociais. Confira o texto abaixo: 

1. Avise o público antecipadamente da Live

O ideal é avisar o seu público com até um 24 horas de antecedência para que as pessoas se planejem e sintonizem com você no horário marcado.

Mesmo contando com o recurso de notificação automática das lives nas redes sociais, quando você entra ao vivo é importante a divulgação antecipada para gerar expectativa em sua audiência, despertar o interesse do conteúdo e é claro fazer com que as pessoas estejam disponíveis no momento para participar.

2. Assegure uma conexão de qualidade

Os vídeos naturalmente já costumam demandar bastante banda de internet. Por se tratar de uma transmissão online, isso acarreta ainda mais o consumo. Portanto, é muito importante que o seu sinal seja forte e de qualidade antes de entrar ao vivo.

Cortes repentinos na transmissão causam uma má impressão, além de provocarem uma confusão no entendimento e tornar chato o acompanhamento. Esse é um dos principais motivos de abandonos que acontecem durante as lives.

3. Crie descrições atrativas

Ao iniciar a sua live, as redes sociais a indicam para os seus seguidores e também para outros usuários baseando-se na descrição da transmissão. Daí a importância de uma descrição atrativa, facilitando assim a indicação para o público alvo correto.

Fique atento à conclusão da live pois após o término, o vídeo continuará disponível e pode ser que neste caso seja necessário editar a descrição, já que algo pode não fazer sentido com o fim da transmissão ao vivo.  

4. Divulgue sempre as notificações automáticas

Durante as Lives divulgue ao seu público que é possível receber as notificações automáticas de quando houver uma próxima live ou alguma postagem sua.

Ativando as notificações automáticas fica mais fácil os usuários acompanharem instantaneamente suas ações nas redes sociais.

5. Gere engajamento

Se aproxime do seu público o máximo que puder. Interaja, abra para perguntas e responda de preferência, chamando o usuário pelo nome. Gere empatia realizando também perguntas aos seguidores. Sugestões de perguntas que geram grande interação são: como está a transmissão? E a qualidade do áudio? quem está assistindo pela primeira vez? de onde você é? etc.

Uma dica importante é que o engajamento com o público seja feito no início da live. Quanto mais pessoas conseguir atrair nos primeiros minutos melhor, pois assim, elas curtirão, comentarão ao mesmo tempo e isso estimula a divulgação do seu perfil.

Não desista caso não consiga o engajamento de primeira!!! É importante ser perseverante. Com conteúdos de qualidade você atingirá o seu objetivo.

6. Atente-se aos seguidores que entrarem na live após o início

Lembre-se sempre que pode ter espectadores que não estão te vendo desde o começo da transmissão. Por isso, reforce sempre o motivo e o assunto da sua live.  

7. Planeje a duração da sua transmissão

Transmissões ao vivo demoram um tempo para engajar um público. Assim sendo, durar um tempo maior ajuda as pessoas descobrirem e compartilharem seu vídeo.

A recomendação é que as Lives durem no mínimo 10 minutos e no máximo uma hora e meia.

8. Defina data e horário

Definir uma data e horário e cumpri-los são essenciais para gerar credibilidade. Ter consistência é um fator chave para o sucesso de seus vídeos.

Equilíbrio e bom senso é tudo! Realize suas transmissões em momentos realmente relevantes. Faça uma média de uma transmissão por semana e saiba que não é preciso mais que isso para as redes sociais valorizarem seu perfil.

9. Seja Criativo

É preciso pensar em um bom tema para sua live. Desperte o interesse e a necessidade das pessoas. Experimente diferentes tipos de interações para manter o público envolvido:  

  • Realize Perguntas & Respostas: isso garante bastante engajamento. Independente da sua área de atuação os usuários sempre terão dúvidas e perguntas a respeito do que você oferece.
  • Estilo Entrevista: essa é uma técnica que funciona muito durante as transmissões ao vivo. Converse com clientes, fornecedores, autoridades da sua área.
  • Mostre o que acontece nos Bastidores: fazer isso também traz bons resultados. As pessoas adoram ver o que acontece por trás das câmeras. Apresente sua rotina, o dia a dia do seu negócio.
  • Utilize o recurso de Demonstração: apresente o passo-a-passo de algo importante e interessante para o seu público.  

10. Conclua sua live de forma interativa e empática

No momento de finalizar utilize frases que geram empatia como “Obrigado por participar!” ou ainda “Em breve estaremos juntos novamente”. Nunca deixe a live acabar sem um encerramento harmonioso.

Após a finalização, depois de despedir, aguarde alguns segundos até que faça um “ping” (som) indicando que a sua transmissão foi encerrada.  

Após todas essas dicas está na hora de planejar e executar mais lives não acha? Se ainda não realizou a sua primeira faça logo, seguindo as orientações compartilhadas e se já fez várias, cheque se está seguindo corretamente os passos para garantir o seu sucesso.

Agora um detalhe crucial: é muito importante que você analise os resultados alcançados. Com base no seu desempenho você poderá identificar seus pontos fortes e oportunidades de melhorias. Essa análise pode ser feita através de informações como: a quantidade de interações que você teve, o número de pessoas que entraram na live, quantas curtidas, etc.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e nos conte o que você faz nas suas lives e se esse conteúdo te ajudou no engajamento para novas transmissões online?

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Até a próxima!!!

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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