5 estratégias fundamentais para a captação de clientes na advocacia

Captar clientes de uma forma assertiva é uma tarefa que exige um planejamento com passos claros e definidos e estratégias bem elaboradas. E como é uma tarefa essencial para o crescimento do escritório, é importante que tudo esteja seguindo um fluxo correto para o aumento da lucratividade do seu negócio.

No caso do mercado jurídico essa tarefa pode ser ainda mais complexa. O advogado precisa se preocupar com o local, com as formas para se destacar como o marketing, divulgação, administrar o financeiro, encontrar formas de “vender” seus serviços e junto com tudo isso, obedecer às questões legais que envolvem sua atividade.

Portanto não é possível que o advogado se preocupe apenas com a sua rotina administrativa dos processos em andamento, com as reuniões, com os  lançamentos de dados em sistemas jurídicos, audiências, mas também é preciso se planejar para as estratégias de captação de clientes sem ferir o Código de Ética da OAB.

Muitas vezes sem o conhecimento necessário do que é possível fazer de marketing e captação de clientes na advocacia, muitos profissionais acabam desistindo de investir qualquer orçamento ou até mesmo tempo e dedicação para conseguir um resultado satisfatório nessa atividade. Entretanto, esse conceito precisa ser quebrado!

Estamos em um momento de grande evolução no mercado jurídico. E justamente por esse motivo um dos grandes aliados que surgiu para a inovação, foi o marketing jurídico. Um planejamento que reúne inúmeras ações e estratégias que auxiliam na captação de clientes e não interferem no Código de Ética da OAB

Continue lendo e confira algumas dicas de estratégias que você pode executar para ter um excelente resultado na captação de clientes no seu escritório jurídico.

Captar clientes na advocacia é uma estratégia necessária, não opcional. Afinal os advogados precisam manter o seu negócio, além de terem como objetivo a construção e solidificação de uma marca relevante no mercado.

Confira as dicas para atingir esses objetivos:

1. Tenha sempre um cartão de visita em mãos com uma marca forte

Muitos profissionais ficam a maior parte do tempo dentro de seus escritórios realizando os trabalhos administrativos. É muito importante ter sempre à mão um cartão de visitas para estreitar um relacionamento com um possível cliente. Nos dias de hoje o cartão digital tem sido uma ferramenta muito usada e útil, principalmente pelo fato de que a maioria dos contatos é feita pela ferramenta do whats app.

Embora o cartão de visitas (material ou digital) seja uma estratégia inicial e básica na captação de clientes é uma estratégia necessária e que envolve um excelente custo-benefício. Essa ferramenta pode ser utilizada em locais físicos, como eventos, seminários, palestras, bem como a distância pelos meios digitais.

Para a realização dessa etapa é muito importante considerar:

  • Busque um profissional da área de design com uma experiência de mercado especialmente na área jurídica, para conseguir criar uma marca que “marque” e que reflita o seu perfil;
  • A imagem que mais se almeja na área do direito é o respeito e a credibilidade. É importante então usar materiais que transmitam seriedade e que tenham qualidade. Para o cartão físico o ideal é um material apresentável e bonito.
  • Com o intuito de passar credibilidade, as cores escolhidas devem ser mais leves, sérias, evitando um efeito extravagante. Outro fato relevante neste caso é que a OAB restringe tonalidades exuberantes em ações do marketing jurídico.

2. Crie um networking sólido

Uma estratégia fundamental para captar clientes na área jurídica é a formação de um networking consolidado.  Uma rede de contatos bem estruturada, é algo que todos de um mundo corporativo desejam ter, uma vez que, através dela novos negócios podem surgir, as indicações acontecem de uma forma muito mais fácil e simples e o seu nome pode ser disseminado no mercado rapidamente.

Para realizar esse passo é importante participar de eventos, palestras, seminários, enfim, ter parceiros no âmbito jurídico como um todo é fundamental.

Atualmente as redes sociais tem sido uma ferramenta muito importante para essa etapa. Através delas o profissional passa a manter um relacionamento muito próximo com os já clientes e possíveis clientes, gerando cada vez mais novas oportunidades de negócios.

3. Crie um Site

Estamos na era digital. Nunca estivemos tão “antenados” e evoluídos com o mundo digital, desde que a internet revolucionou as formas de se fazer negócio. Hoje, empresas que desejam se manter no mercado precisam estar na rede que acomoda milhares e milhares de pessoas: a internet.

Ter um site é algo fundamental para que o consumidor o ache e tenha o mínimo de informações possíveis em relação ao seu trabalho, perfil, em que área atua, quanto tempo está no mercado, etc. É muito importante que além de criar o seu site com um profissional competente e de preferência que conheça o mercado jurídico, mantê-lo sempre atualizado é tão quanto necessário.

Busque informações interessantes para publicação, pois conteúdos importantes e informativos aumentam a credibilidade, engajamento entre os usuários, além de contribui para o posicionamento relevante do site no Google, ou seja, quando um possível cliente buscar um escritório de advocacia, o seu aparecerá entre os primeiros.

4. Crie suas redes sociais

Quem não usa rede social atualmente? Segundo as estatísticas cerca de 3,5 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais ao redor do mundo.

E agora? Como não usar esse meio de networking e marketing? Elas são poderosíssimas ferramentas para captação de clientes, considerando que todos eles ou a maioria estão lá. Para a advocacia as redes sociais mais indicadas são o Facebook, o Instagram e o LinkedIn.

Utilize-as para compartilhar conteúdos informativos e importantes, compartilhar dicas, tirar dúvidas e inclusive apresentar sua participação em palestras, eventos jurídicos, seminários e é claro, realizar as famosas lives.

5.  Seja visto e lembrado

Um ponto importante é estar sempre em locais que gerem contato, onde você seja visto e consequentemente um networking seja criado.

Esteja sempre presente em eventos, reuniões, redes sociais.

A sua presença seja ela em um local físico ou online é fundamental para se fazer uma autoridade de mercado e ser reconhecido por pessoas envolvidas no meio. Além de gerar visibilidade é essencial para criar e manter laços emocionais com a sua atual carteira de cliente e seus possíveis clientes.

Dito tudo isso é importante lembrar que o Código de Ética da OAB deve sempre ser checado, antes de se criar e executar uma estratégia de marketing jurídico. Por isso busque profissionais competentes e conhecedores da área.

O que achou do nosso tema com algumas dicas de como captar clientes na advocacia? Se gostou, deixe seu like e em comentários dê sua opinião ou compartilhe uma experiência conosco sobre algo já realizado por você nessa área.

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Ainda como importante dica de leitura que o auxiliarão na sua carreira jurídica e na gestão do seu escritório de advocacia, acesse:

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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