Dicas de Como Gerenciar a Carteira de Clientes do seu Escritório Jurídico
- Por: Cristiane Silva
- 18/10/2020
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Uma carteira de clientes pode ser muito mais lucrativa do que se imagina.
Muitas vezes, os gestores ou advogados imaginam que saber quais são seus clientes é suficiente para geri-los. Isso acontecia muito antigamente, atualmente é preciso acompanhar a evolução mercadológica para sobreviver e obter resultados satisfatórios.
Um passo importante na organização e gestão eficaz da carteira de clientes, seja em um escritório de advocacia ou empresa, é dividir os seus clientes em ativos, inativos e ex- clientes. É preciso ter ciência de que ter processos não significa necessariamente ter clientes em seu escritório. Uma análise importante precisa ser feita: Qual a data que o último processo entrou, qual a frequência de processos de determinado cliente, quem captou o cliente, quem realizou o serviço, qual a frequência de receita que gerou ao escritório etc. Às vezes, o último processo que um cliente enviou ao seu escritório é de anos atrás, ou seja, este cliente, na verdade, é inativo. É preciso analisar cliente por cliente e verificar o status de cada um, classificando-o da forma correta.
Um outro passo não menos importante é definir qual a importância destes clientes para o seu escritório. Por exemplo: Classificá-los em 1º., 2º., 3º. e assim por diante.
Algumas características podem ajudar no processo de classificação dos mesmos:
- Receita que o cliente gera mensalmente ao escritório;
- Potencial para indicar outros clientes;
- Quantas áreas seu escritório atende este cliente;
- Valor da receita x Tempo despendido ao cliente;
- Tamanho do cliente;
- Chances de “vender” mais serviços;
Essas são algumas características, é claro que existem vários outros fatores que podem ser considerados.
Após estas análises iniciais, o próximo objetivo a ser traçado é começar a criar um perfil de conta para cada cliente, seja este ativo, inativo ou ex-cliente. É preciso identificar o máximo de informações possíveis sobre ele.
Neste processo, o escritório que conta com o uso de um sistema de gestão, garantirá muito mais agilidade, praticidade e até mesmo confiabilidade. São processos que demandam análises criteriosas, portanto, mão de obra humana e tempo. Com todos esses dados em sistema, o cruzamento de dados, filtros e relatórios tornará essa tarefa muito mais eficaz.
Alguns dados indispensáveis que o perfil da conta do seu cliente deve conter:
- Nome, e-mail, telefone e cargo dos contatos nas empresas. É importante inserir todos os contatos, inclusive, o contato que o seu setor financeiro tem no cliente;
- Cidade/Estado do cliente; importante para definir rotas de visitas e diminuir custos;
- Segmento de atuação; importante para segmentar a newsletter de uma maneira assertiva para que os clientes recebam notícias que lhe sejam interessantes;
- Detalhes organizacionais, como por exemplo, se o jurídico do cliente é dividido em departamentos; importante para conhecer, traçar o perfil e necessidades do cliente;
- Organograma da empresa, com o intuito de conhecer envolvidos e responsáveis de cada área e em qual momento interagir com cada um de acordo com a necessidade;
- Áreas na qual o escritório presta serviços, visando explorar outras áreas;
Neste caso também vale ressaltar que podem ter várias outras informações importantes que devem ser identificadas e avaliadas caso a caso.
Em seguida a todo esse processo de levantamento dos dados vem o planejamento de estratégias para melhorar o relacionamento com o seu cliente e consequentemente aumentar o faturamento do escritório. Importante que o profissional envolvido conheça muito bem o mercado jurídico e também o de marketing.
Três mandamentos quando se trata de gestão de carteira de clientes:
1- Procurar sempre maneiras para vender mais aos clientes ativos;
2- Trabalhar os clientes inativos para reativá-los;
3- Focar nas reconquistas de ex-clientes, retomando o relacionamento, apresentando mudanças e diferenciais.
Em um breve artigo, foi possível visualizar inúmeras vantagens de se ter uma carteira de cliente atualizada e segmentada. Otimiza o trabalho dos profissionais da área técnica e também da área comercial, trazendo facilidades e possibilitando a evolução do seu escritório.
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Cristiane Silva
Redatora Especializada em Gestão JurídicaPosts Recentes
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