Dicas completas e importantes para advogadas e advogados autônomos

O Advogado autônomo geralmente é a forma como todos iniciam a sua atuação na advocacia e geralmente é o que todo profissional deseja ser, com independência, autonomia e resultados financeiros. E para isso é preciso desenvolver habilidades e conhecimentos além dos teóricos jurídicos, como o de gestão, empreendedorismo e comunicação, para captar novos cliente e gerenciar a carteira já existente.

Esta escolha traz vários desafios e por este motivo criamos este guia que auxiliará muito. Compartilharemos experiências e dicas importantes para quem deseja trilhar este caminho na advocacia.

Boa leitura!

Como iniciar a atuação na advocacia autônoma

O exercício da advocacia é antigo e tradicional. Em geral, podemos dizer que desde o início a figura do advogado mudou pouco em sua essência. A prática autônoma ainda é aquela em que as pessoas buscam os profissionais para pedir conselhos sobre como resolver um problema e em alguns casos para realizar as defesas necessárias perante o Judiciário. 

O panorama da advocacia vem mudando frequentemente, evoluindo, inovando, entretanto, o perfil tradicionalista ainda permanece, especialmente a forma autônoma, já que nada substitui a mão de obra humana, especialmente na advocacia.

Assim sendo, uma das principais habilidades do advogado é a de se relacionar com pessoas. Portanto, acompanhe as dicas abaixo!

Relacionamento com o cliente

Na advocacia as indicações são uma das maiores formas de entrada do cliente para a sua carteira. É como aquele amigo que você apresenta a outros amigos, referenciando: “essa pessoa é top!”.

Muitas vezes o que o cliente deseja é um conselho. Escutar ativamente e se envolver faz toda a diferença naquele momento e nos próximos que poderão surgir dali em diante. Entre o advogado e o cliente se estabelece um elo de confiança, por mais que consultas online respondam vários questionamentos, nada substitui uma relação de credibilidade e atenção.

Na prática

Mantenha uma clara comunicação com seu cliente. Informe frequentemente o andamento dos processos, faça-se presente com informações claras e verdadeiras. Muitos profissionais utilizam até softwares jurídicos que permitem o acesso do cliente à determinadas informações para o que mesmo veja tudo que está acontecendo em seu processo.

Estabeleça Parcerias

Geralmente as parcerias se estabelecem com base em ajuda mútua. Às vezes um capta o cliente e o outro realiza os trabalhos técnicos, um tem uma área específica de atuação que o outro não tem e assim vai. A forma como a parceria acontece pode ser combinada entre as partes.  

As parcerias são muito viáveis nos casos em que a demanda aumenta e acontece um acúmulo de atividades, assim, as tarefas são mais bem executadas e sobra tempo até mesmo para captação de novos clientes. Além desses benefícios, a parceria não tem as exigências legais e os custos que uma sociedade de advogados possui.

As parcerias não param por aí! Muitos clientes que vão ao advogado precisam de orientação também em outras áreas como psicólogos, contadores, engenheiros, corretores de imóveis.

Todo esse preparo e planejamento faz com que o advogado autônomo saia na frente e tenha um grande diferencial competitivo na sua carreira profissional!

Usufrua dos benefícios da Tecnologia

Vários softwares jurídicos oferecem excelentes soluções para a área jurídica. Por esse motivo precisamos tê-los como aliados na rotina da prestação de serviço. Garanta mais segurança e produtividade na sua atuação com essas ferramentas e consequentemente mais lucratividade.

Na prática

Para a rotina da advocacia o uso de ferramentas simples para o desenvolvimento das atividades é suficiente. São softwares de gestão simples de usar, com baixo custo e que garantem um resultado robusto.

Use computadores para as petições, pesquisas, e-mails e o WhatsApp na versão web, são excelentes ferramentas de comunicação. O WhatsApp business tem várias funcionalidades úteis para a advocacia, entre elas, colocar um catálogo de serviços com áreas de atuação do escritório, por exemplo.

O WhatsApp Business faz ainda um etiquetamento de conversas, para que você possa determinar como importante o que deseja, separar por assunto ou por categoria. Isso facilita buscas de informações e gera produtividade.

Administre o tempo

Essa expressão pode parecer clichê, entretanto, o volume de profissionais que se perdem com o tempo é grande. Utilize o relógio com frequência, medindo o tempo e controlando-o para facilitar nessa empreitada.

Outra ferramenta que pode auxiliar muito em determinar o tempo de execução das atividades, são as tarefas que existem nos softwares jurídicos que armazenam a data de início e fim, dessa forma você consegue mensurar a média de tempo para cada tarefa realizada, estipulando prazos e metas.

Isso com certeza vai permitir que você planeje melhor suas atividades colocando as coisas nos seus devidos prazos e lugares.

Use uma agenda digital

Uma ferramenta interessante de usar é o Google Calendar, que vinculada a uma conta de e-mail do Google, realiza notificações para cada compromisso agendado. Com ele você pode criar diversos compromissos em um local, podendo visualizar todas de uma só vez, algumas, ou apenas uma. Dessa forma, é possível acompanhar toda a rotina do escritório ou só a sua, ou de quem quiser, além de compartilhar as anotações que desejar com quem desejar.

Isso tudo pode ser sincronizado com a agenda do celular e acessado de qualquer computador, Ipad e/ou celular. Sem dúvida é um super meio de não esquecer os compromissos e ajudar os envolvidos a lembrar também.

Essas facilidades também pode ser utilizadas em um software jurídico, eles oferecem todo esse controle, de uma forma extremamente simples e produtiva.

Registre as ideias e planejamento

Esse trabalho pode ser feito usando o bloco de notas ou no seu software jurídico. Faça um mapa mental de todo seu planejamento e registre-o. Com as informações em mãos a próxima etapa é executa-lo com mais eficiência e agilidade.

Todas os ganhos de produtividade, agilidade e otimização são facilmente alcançados saindo de uma rotina de tarefas burocráticas e repetitivas para uma rotina de atividades resolvidas rapidamente, com tempo de “sobra” para voltar ao relacionamento com o cliente. Isso acontece com o uso de um software que faz tudo, desde a o acompanhamento dos andamentos automáticos, controle dos prazos, financeiro e é claro a gestão de clientes. 

Tenha a tranquilidade de ter uma rotina organizada e produtiva com baixo custo.

Como evoluir na carreira sendo advogada ou advogado autônomo

Você é um advogado empreendedor?

Embora não seja o padrão de um advogado autônomo fazer uma mercantilização do seu negócio, até mesmo por restrições éticas, o conceito de empresa pode sim ser aplicado para gerenciar os negócios jurídicos.

Organizar e definir quais serviços serão prestados pelo escritório, quais áreas de atuação, para quem (público alvo) e como fazer, faz parte do planejamento de empreendimento.

Invista no marketing jurídico

Publicidade na advocacia é um assunto delicado, os advogados autônomos e empreendedores precisam conhecer e se atentar ao Código de Ética da OAB.

Essa publicidade pode ser feita de várias maneiras, sendo o networking uma das melhores, principalmente com os profissionais que se relacionam diretamente com as atividades executadas pelo advogado autônomo.

Já falamos anteriormente, o quanto a indicação é uma forma poderosa para captação de clientes e negócios na advocacia, portanto, a rede de contatos pode ser uma mina de ouro para o advogado.

Inúmeras formas de marketing jurídico podem ser relacionadas, como o marketing de conteúdo, marketing nas redes sociais e outros.

As redes sociais são meios que crescem exponencialmente a cada dia. Entretanto, atente-se para o fato de que as redes fazem parte de um todo. Atenção à mensagem que deseja transmitir, pois qualquer deslize pode passar uma impressão que não se deseja, fazendo o efeito da sua comunicação ser o inverso do esperado.

No planejamento de marketing realizado, invista na imagem que deseja que sua marca transmita ao mercado.

Controle as finanças

Os afazeres de um advogado autônomo são muitos, por isso, pode ser que a rotina de acompanhar e controlar as entradas e saídas sejam atividades que acabem ficando de lado.

Uma dica importante: não deixe que as finanças pessoais se misturem com as do escritório. Mesmo sendo autônomo, você tem as obrigações com seu negócio como qualquer outro gestor de uma empresa! Para isso é importante o apoio de uma ferramenta na qual você visualiza facilmente as entradas, as saídas e os gastos mínimos que seu escritório precisa para se manter.

Essa organização financeira é fundamental inclusive, para saber elaborar corretamente uma proposta de honorários. Com todas as finanças na ponta do lápis é possível fazer uma oferta justa ao cliente e ao mesmo tempo não tomar prejuízo na prestação do serviço.

Empreenda sempre

Qualquer que seja o negócio é preciso foco, dedicação, empenho e desenvolvimento.

Desenvolva as habilidades necessárias buscando capacitação que não seja somente voltada para a parte técnica. Busque conhecimento em administração, gestão de pessoas, empreendedorismo, negociação.

Quando saímos da faculdade sabemos a teoria e só com o passar do tempo é que vamos ganhando a prática. Dependendo da situação um problema pode atrapalhar toda o processo, por isso, empreender na advocacia é um desafio diário.

Se você montou o seu escritório de advocacia, ou é uma advogada ou advogado autônomo, sem dúvida já sabe sobre tudo que falamos. Administrar e conciliar uma rotina de atividades jurídicas com as outras atividades do negócio requer desenvolvimento constante e sem dúvida, uma boa quantidade de coragem e capacidade de correr riscos.

Espero que com essas dicas e sugestões você possa avaliar como está o seu empreendimento e impulsionar sua advocacia autônoma para atingir excelentes resultados! 🙂

Até a próxima!

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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