3 comportamentos que atrapalham a gestão do seu jurídico

É indiscutível a importância do departamento jurídico de uma empresa ou escritório jurídico. Um setor complexo, porém, fundamental para o sucesso do seu negócio. É comum buscarem essa área, quando algum problema já ocorreu, porém o jurídico não consiste em apenas solucionar problemas e corrigir erros. Pelo contrário, uma boa organização deve contar com uma assessoria preventiva, onde a área jurídica seja um departamento dentro da própria organização ou um escritório terceirizado que acompanhe o dia a dia da empresa, sanando conflitos, alinhando procedimentos, ajustando processos que gerariam prejuízos e diminuindo consideravelmente a chance de eventuais ações judiciais.

Para que esse trabalho preventivo seja possível é necessário um departamento coeso, organizado e planejado. A má gestão na maioria das vezes é a responsável por este acontecimento. Isso não ocorre somente nesta área, porém, neste artigo falaremos sobre ela, um típico problema empresarial que compromete o resultado do negócio.

Elaboramos uma lista dos 3 principais comportamentos e maus hábitos que devem ser evitados na hora de gerir o setor jurídico. Vamos conferir:

  1. Não analisar os problemas e as principais necessidades

Um comportamento que não poderia acontecer na área jurídica, já que a mesma exige análise, cautela, leitura minuciosa e entendimento dos fatos, mas, sempre deparamos com ele é a pressa para solucionar problemas sem conhecer profundamente a sua causa.

Muitas vezes, este comportamento é resultado de uma má comunicação entre as partes envolvidas. Desenvolver a escuta ativa, ler todos os dados, é fundamental para entender a necessidade e o problema para buscar a melhor maneira de solucioná-lo.

2. Não administrar bem o tempo

Os profissionais da área de direito muitas vezes estão envolvidos com inúmeras ações, possuem um grande volume de demandas, reuniões que tomam muito tempo produtivo e como é do conhecimento de todos, os prazos processuais possuem tempos definidos, que precisam ser obedecidos. Há trabalhos que não exigem um longo período para execução, mas existem outros que demandam um processo demorado. Sendo assim, muitas vezes os advogados não conseguem se organizar e administrar suas tarefas controlando corretamente o tempo e fazendo as análises de qualidade que deveriam ser realizadas.

Neste sentido, algumas ferramentas de apoio como um sistema jurídico pode ser uma excelente opção para evitar este tipo de transtorno, ter uma visão de todas as tarefas e prazos pendentes. Então conseguir programar e cumprir mais facilmente os prazos estipulados com qualidade no trabalho é algo essencial para que a atividade seja exercida com sucesso.

3. Não criar e manter uma documentação com informações sobre o trabalho realizado

Para que haja o controle e a manutenção dos dados, análises realizadas, atendimentos feitos, é necessário criar uma documentação que reúna todas as informações. Desta forma, você consegue evitar algum desconhecimento, por parte da equipe e das partes que compõem o sistema do seu negócio.

Pode parecer impressionante, mas este é um erro bem comum. Além da organização e planejamento do próprio setor, o controle e a manutenção de “inventários” são ações muito importantes para gerenciar uma área jurídica. Por isso, mapeie o que é de responsabilidade dos profissionais que atuam no segmento e oriente-os, capacite-os a alimentar com dados toda rotina realizada, com isso você evita futuros transtornos, tanto no sentido de uma outra pessoa ter que assumir a tarefa futuramente, quanto possíveis questionamentos posteriores que poderão ser respondidos e sanados com tudo documentado.

Espero ter somado com esse artigo. Se gostou, deixe seu like, sua opinião e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão!

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Até a próxima 😊

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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