Saiba porque seu software jurídico é um grande aliado no aumento de receita do seu escritório
- Por: Cristiane Silva
- 03/05/2021
- 0 Comentários
- LikeUnlike1
- 4114 Views
Todos sabem que o dia a dia de um advogado não é fácil. Uma agenda cheia de atividades e compromissos como atendimento ao cliente, reuniões, audiências, petições, captação de novos negócios, gerenciamento do escritório e outros. E por isso que o profissional precisa usufruir de ferramentas de apoio que facilitem a sua rotina, tornando-a muito mais simples e produtiva.
Um software jurídico é uma dessas ferramentas poderosas que possibilitaram melhorar o cenário jurídico de uma forma satisfatória.
Às vezes parece impossível realizar todas as tarefas e atividades planejadas para um determinado período de tempo. É como se o dia precisasse ter mais 24 horas para concretizar tudo que foi planejado. E é aí que um sistema de gestão jurídica pode fazer toda diferença!!
Pesquisas mostram que 80% dos escritórios de advocacia do Brasil já utilizam esse tipo de ferramenta para economizar tempo, otimizar a gestão, apoiar na tomada de decisão e inovar com análise de dados e planejamento de estratégias.
Você já faz parte dos 80% que utilizam um software jurídico? Continue a leitura e veja o que um sistema de tecnologia jurídica pode fazer por você e pelo seu negócio.
Um software jurídico é um sistema para advogados que utiliza inúmeras tecnologias, entre elas a inteligência artificial, para otimizar a gestão do seu escritório, automatizar tarefas, integrar departamentos, padronizar informações para análise, aumentar a produtividade da equipe, permitir o planejamento de estratégias e consequentemente propiciar a tomada de decisão com muito mais segurança e assertividade.
Viu a quantidade de benefícios que vem agregado ao sistema jurídico? Os sistemas atualmente podem ser utilizados com armazenamento nas nuvens ou instalado no desktop/notebook, laptop e acessado quando quiser e de onde estiverem. Como será implantado e utilizado dependerá do perfil e necessidade do seu escritório.
Um detalhe importante para análise de um software jurídico é saber se o mesmo se encaixa no perfil de software não especializado ou no perfil de software especializado. O mercado oferece os dois tipos: os não especializados são geralmente mais robustos e complexos com foco em ofertar “tudo em um só lugar”, para diferentes perfis de advogados. Já os especializados são aqueles que atendem necessidades específicas, ou seja, são planejados de acordo com a necessidade do cliente e podem ser personalizados a cada demanda do escritório.
Que software jurídico escolher? Essa é uma pergunta que será respondida de acordo com a necessidade de cada pessoa/escritório. Qualquer um que for escolhido fará com que a produtividade, a economia de tempo e a maior praticidade, sejam pontos fortes no seu negócio.
Sem dúvida um escritório que usa um software jurídico está no mercado com um diferencial gigantesco, pois poderá gerenciar o seu negócio com muito mais produtividade, menor custo e garantir muito mais qualidade nos serviços prestados. A agilidade de resposta ao cliente e a diminuição dos trabalhos manuais e retrabalhos, tornam o custo benefício de investir em um sistema jurídico muito mais viável.
Atualmente as empresas de tecnologia tem investido pesado em uma ferramenta que seja intuitiva, fácil de usar e entender, com um layout simples e inovador.
Entre as inúmeras funcionalidades que um sistema de gestão jurídica oferece, destacamos:
- Controle de agenda, tarefas e compromissos;
- Acompanhamento de processos e prazos;
- Imagens e gráficos para análise com todos as informações do seu negócio;
- Controle financeiro;
- Acompanhamento da produtividade de todos os colaboradores;
Após a escolha do software, para realizar uma implantação adequada é importante que toda a equipe esteja ciente e treinada para saber utilizar e explorar a ferramenta da melhor forma possível, realizar a mudança dos processos e alimentação dos dados da forma mais eficaz.
Analise o cenário atual do seu negócio no momento da implantação de um software e veja como ele pode te ajudar a aumentar a receita do seu negócio:
- Tem utilizado muitas planilhas para o controle e gestão do seu escritório?
- Não está conseguindo acompanhar o que a sua equipe está fazendo?
- Não confia na forma que os processos tem sido acompanhados?
- Já teve perda de informações e/ou de prazos?
- Está com dificuldade de gerir as finanças do escritório?
- Falta tempo para se dedicar à outras áreas, inclusive a de captação de clientes?
- Não consegue ter uma visão das informações e dos dados do seu negócio de forma clara?
- Não tem planejamento para tomada de decisão?
Se você se encaixa em alguns dos aspectos acima saiba que com certeza está passando por um momento de perda de eficiência e consequentemente poderia estar com uma rentabilidade muito maior. É neste momento que um software jurídico pode ser um grande aliado do seu negócio para fazer uma grande diferença competitiva e garantir muito mais receita.
Quais funcionalidades podem ser utilizadas para esse aumento de lucratividade?
Controle de prazos
Imaginou o prejuízo para o escritório de uma perda de prazo? Não correndo o risco dessas perdas você garante muito mais tranquilidade, segurança e qualidade nos serviços prestados. Na ferramenta você controla tudo de forma prática e simples, sendo os prazos dos processos, as intimações, os documentos, compromissos e tarefas, recebendo ainda as notificações automaticamente.
Segurança de dados
Sabemos que na advocacia as informações é o maior patrimônio do escritório. O advogado tem informações delicadas e preciosas de seus clientes que com um software jurídico armazenando tudo, ele tem a certeza de que os dados estão seguros e de fácil acesso. Os sistemas jurídicos utilizam segurança avançada evitando fraudes, hackeamentos e perdas.
Automação
Tenha mais tempo para cuidar de áreas importantes e inclusive para aumentar a sua qualidade de vida. Com a automatização de processos que são feitos pelo sistema, o advogado e a advogada conseguem dedicar a outras áreas importantes da empresa, com definição de novas estratégias, prospecção de clientes, networking, planejamento e tomada de decisão estratégica.
Redução de custos
Algumas atividades realizadas na rotina do escritório tomam muito tempo, demandam muita mão de obra e precisam ser realizadas no prazo correto. Por esse motivo às vezes é necessário contratar mais colaboradores e isso gera um maior custo com mão de obra, infraestrutura (papéis, pastas, equipamentos, energia, água), deslocamentos, etc. A automatização de processos diminui a necessidade desses investimentos e aumenta a produtividade da equipe, portanto, menor custo e maior rentabilidade.
Organização de processos
Lidar com inúmeros processos e gerenciar todas essas informações é sem dúvida alguma um desafio. Apesar de ser possível controlar tudo isso em planilhas sabemos que essa não é a maneira mais segura, já que a interferência humana é grande e o risco de erros aumenta consideravelmente, além de poder perdê-las a qualquer momento. Uma organização através de um sistema é muito mais eficaz e prática já que há uma relação entre os dados, interligando processos, clientes, etc e com atualizações automáticas diretas dos tribunais.
Evolução e Segurança
O processo de evolução do escritório com o aumento de demandas, números de processo, não é uma tarefa fácil de administrar. Quanto mais cresce, mais recursos serão necessários para manter a qualidade do serviço prestado. Com um software jurídico, delegar atividades, minimizar tarefas manuais, acabar com retrabalho, são práticas que permitirão aumentar a carteira de clientes sem preocupação em comprometer a eficiência do escritório.
Gestão financeira
Esse é um outro grande benefício do software jurídico. Com todos os dados interligados e você controlando os custos de cada processo, gerenciar pagamentos, recibos, atividades e permissões tudo em um único lugar, de forma prática e fácil, tornam a visão e o acompanhamento da viabilidade do negócio muito mais assertiva.
Comunicação integrada
Com o uso desse tipo de ferramenta o gestor e todos os advogados podem acompanhar o que cada um está fazendo, delegar tarefas e otimizar a comunicação interna de uma forma mais transparente e eficiente.
Leia também: comunicação interna: a garantia de resultado de resultado para o seu escritório de advocacia
Mais foco no cliente
Com tarefas e processos automatizados e organizados volte o seu tempo para as estratégias de captação e fidelização de clientes. Avalie o marketing utilizado, defina critérios e necessidades para realizar a captação da forma correta.
Diante de tudo que foi relatado acredito não existir dúvida na relação entre um software jurídico e o aumento de receita do seu escritório de advocacia, certo?
Então, já falamos do que o escritório terá de vantagem e benefícios, mas quanto será o investimento para se implantar software para advogados?
O mercado oferece inúmeras opções que atendem todas as necessidades, gostos, orçamentos e perfis. Você pode escolher desde sistemas gratuitos com menos funcionalidades e algumas limitações, até soluções avançadas com uma cobrança de um valor alto por usuário.
O valor dos sistemas de gestão jurídica varia muito, dependendo do que vão ofertar. Mas lembre-se: entender a sua necessidade e adquirir um sistema de acordo com o perfil do seu negócio é o grande segredo.
Não há dúvidas de que hoje esse é um investimento necessário e não mais um mimo que você terá no seu negócio. Ficar sem ele pode sair muito mais caro do que se imagina.
Ficou claro que um software jurídico pode fazer toda a diferença no seu escritório de advocacia?
Não deixe de ler também:
5 cuidados que você deve ter ao escolher um software de captura de processos
Gostou de saber um pouco mais sobre como um software jurídico pode aumentar a sua receita? Então aproveite e faça um teste com o Nexus e avalie a mudança da sua rotina.
Até a próxima!!! 😊
Cristiane Silva
Redatora Especializada em Gestão JurídicaPosts Recentes
- Novo módulo do Nexus para acesso às intimações eletrônicas
- Direito do consumidor do idoso, frente ao crescimento das fraudes
- O advogado criminalista no Brasil: a crescente prática de crimes cibernéticos
- 5 Dicas infalíveis para cobrança de honorários advocatícios
- 10 Áreas do Direito para se trabalhar no Brasil
Leave a reply