Conheça as Ferramentas de apoio essenciais no exercício da advocacia
- Por: Cristiane Silva
- 07/06/2022
- 0 Comentários
- LikeUnlikeLike
- 3284 Views
Atualmente a advocacia tem contado com grande apoio da tecnologia no exercício da sua atividade. A rotina com o uso de softwares jurídicos e ferramentas de apoio à produtividade passaram a ser tão presente e necessárias nos escritórios, que imaginar o dia a dia sem eles se tornou impossível.
Na mesma proporção que a rotina acelerada impulsionou uma necessidade por alternativas para facilitar e agilizar a realização de tarefas, seguramente também se tornou um complicador no quesito tempo, já que para conhecer e avaliar novas ferramentas é necessário ter cautela e acertar na escolha, afinal, optar e usar um novo aplicativo ou software, demanda tempo de aprendizado, capacitação da equipe e consequentemente investimento financeiro.
Vale a pena investir em quais ferramentas de apoio para otimização da sua rotina?
Trello
É um software utilizado para o gerenciamento de tarefas que segue o método “kanban”, muito difundido nas empresas de tecnologia. O aplicativo possibilita a criação de quadros organizados em colunas, que na prática, possuem “cartões” com os registros de tarefas e são movimentados para as colunas correspondentes à cada etapa da atividade.
O Trello possibilita a criação de uma lista de atividades mais visual, contribuindo para a organização e agilidade da rotina. Portanto, ele permite ao gestor e à própria equipe atribuir responsáveis para cada tarefa e acompanhar o andamento de todas elas, gerando um controle da produtividade. É possível ainda, definir prazos para a conclusão das atividades e sinalizar quando acontecer atrasos ou quando está próximo de finalizar o prazo.
Com ele é possível ainda, realizar uploads de arquivos, incluir links aos “cartões” e enviar atualizações das tarefas por e-mail.
Como o aplicativo não foi desenvolvido especificamente para a advocacia, não é possível fazer tudo que a atividade exige e ainda, relacionar as atualizações da Justiça, os andamentos processuais e intimações às tarefas, por exemplo. Outra desvantagem é que não há sincronização com o Google calendar/agenda, o que facilita consideravelmente o acompanhamento e controle online de tudo.
Portanto, é importante saber tirar o proveito necessário e possível do que a ferramenta oferece e para o que não é possível obter dela, é importante buscar em outros meios de apoio facilidades que a complementem.
Os Softwares jurídicos disponíveis atualmente no mercado, são desenvolvidos especialmente para advogados e escritórios de advocacia e oferecem todas as funcionalidades para uma gestão de tarefas completa, prática e integrada.
Dropbox e Google Drive
São serviços de hospedagem que armazenam arquivos em nuvem. A diferença de um para o outro é a possibilidade de gerar os arquivos utilizando outros serviços da Google, como Planilhas e documentos dentro do Google Drive.
Para a advocacia, tanto o Dropbox quanto o Google Drive possibilitam aos advogados armazenar provas, documentos, andamentos e outros arquivos importantes. Geralmente, o espaço gratuito disponibilizado é de 2GB a 5GB e atende aos perfis da advocacia de pequeno e médio escritório. O grande, poderá ter a necessidade de uma contratação extra de espaço.
Com o uso desses aplicativos, o usuário pode criar o próprio modelo de nomeação e organização dos arquivos, facilitando muito a localização dos materiais por todos da equipe.
A grande vantagem dessa forma de armazenamento é poder incluir e pesquisar arquivos de qualquer lugar, a qualquer hora.
Uma atenção especial ao uso dessas duas ferramentas é o fato dos usuários com acesso às pastas ou arquivos, movimentá-los ou excluí-los, portanto, é muito importante que o “dono” do arquivo configure limitações de ações de terceiros. Uma outra ação que deve ser realizada para maior segurança na ferramenta, é que os dados não se relacionam entre si e cada arquivo é destinado a uma pasta, portanto, qualquer relação entre os documentos, casos e processos devem ser realizadas manualmente.
Ao optar pelo uso dessas ferramentas de apoio, avalie sempre o custo x benefício financeiro e produtivo. As vezes agregar a implantação de um software de gestão para escritórios de advocacia, permite muito mais a um custo muito menor.
Conta Azul e Asaas
O Conta Azul e o Asaas são sistemas para a gestão financeira online que pode ser utilizado na área jurídica. Eles são muito usados na área de contabilidade das empresas e também pelos escritórios de advocacia.
São sistemas muito interessantes, especialmente para os pequenos escritórios e advogados autônomos que ainda recebem honorários via transferência bancária ou em dinheiro, e que, com o uso desses aplicativos, podem gerar boletos para pagamento ou recebimento por cartão de crédito.
Esse benefício que aparentemente parece uma coisa simples pode profissionalizar muito mais o seu negócio, já que despessoaliza a cobrança, além de evitar constrangimentos, transtornos e a tão temida inadimplência.
São muito mais vantajosos e seguros do que planilhas de fluxo de caixa e otimizam o trabalho. Uma desvantagem é que nem o Conta Azul nem o Asaas são sistemas integrados às outras informações, como timesheets, contrato de honorários, tarefas e outros.
Planilhas do Google e Excel
Totalmente divulgados e conhecidos no mundo dos negócios, utilizados abundantemente pelas grandes, médias e pequenas empresas e escritórios de advocacia, as planilhas do Google e Excel permitem operações financeiras e de gestão de uma forma muito eficiente.
As planilhas geralmente são a primeira ferramenta de gestão nos escritórios de advocacia (pequenos, médios e grandes) e também na advocacia autônoma. Isso acontece em função da viabilidade dos recursos, já que são aplicativos muito acessíveis, com uma criação livre e moldada de acordo com as necessidades do escritório.
Elas possibilitam um acompanhamento e controle dos andamentos dos casos e processos, são usadas como forma de registro para que o atendimento e a satisfação aos clientes sejam dados de forma satisfatória e ainda podem ser usadas para acompanhar tarefas e atividades que acontecem na rotina diária.
É claro que, quanto maior o negócio maior o volume de dados e informações a serem controladas, portanto, as planilhas costumam ser muito mais eficientes e vantajosas para os escritórios com poucos processos, menos volume de dados, equipe reduzida e poucos clientes.
Vejam os motivos abaixo, para essa dica: 😉
Empresas que possuem equipes multitarefas, autônomas e com mais de três integrantes podem achar complicado e difícil trabalhar com planilhas a longo prazo, já que existem limitações nesse tipo de ferramenta, a segurança muitas vezes fica comprometida pelo volume de informações e o risco de erro mais eminente.
Vamos imaginar o uso das planilhas para o registro dos feedbacks e relacionamentos que são feitos com os clientes e supondo que na sua equipe trabalhem mais de duas pessoas: o registro de contatos será feito em uma única célula? Como será mantido esse histórico de relacionamento? Quanto maior o escritório, a equipe, o volume de dados e a quantidade de pessoas que utiliza a ferramenta, muito mais difícil é manter um controle aceitável, eficiente, seguro e realmente produtivo apenas com o uso de planilhas.
Falando um pouco mais de segurança, o risco de alguém excluir uma linha do documento e perder dados importantes e essenciais sobre algum caso, processo ou cliente fica latente!!!!! Situações como essa são mais comuns do que podemos imaginar, porém, devem ser evitadas já que podem ser cruciais para a continuidade ou não de um contrato importante do escritório e comprometer todo o desempenho do mesmo na prestação de serviço.
Uma escolha seria utilizar várias planilhas simultaneamente, vale refletir o quanto essa opção realmente e efetivamente contribui para a produtividade de seus colaboradores e serviços. Será mesmo que o tempo gasto na alimentação de planilhas não poderia ser convertido no planejamento de estratégias para casos, atendimento de qualidade e aquisição de clientes e novos negócios?
As planilhas são sem dúvida uma boa opção para os controles e gestão, entretanto, quanto mais o seu negócio evolui mais importante fica a evolução também da tecnologia utilizada por você, na garantia do melhor resultado do seu trabalho. Não limite a gestão do seu negócio às planilhas! Busque ferramentas seguras e completas!
A tendência em substituir planilhas por um software jurídico costuma ser a evolução natural dos escritórios de advocacia. As opções automatizadas de controlar as informações, o recebimento e o tratamento dos casos e processos, o trabalho em equipe mais organizado e otimizado, a segurança em não perder dados importantes e a facilidade de consultar informações rapidamente, são algumas das vantagens na escolha em utilizar um software jurídico.
Um software jurídico é tudo ao mesmo tempo, um gestor de processos e ações, um gerenciador de equipe e clientes, um gerenciador de tarefas e de controle financeiro.
Softwares Jurídicos
Vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre esse aplicativo que vem cada vez mais tomando espaço e se tornando ferramenta necessária na área jurídica, responsável por toda a gestão do seu escritório de advocacia e/ou departamento jurídico.
Mas afinal de contas, o que é essa ferramenta?
Um software jurídico é um programa de computador voltado para profissionais do direito, sejam advogados autônomos, pequenos, médios ou grandes escritórios/departamentos jurídicos que automatizam as atividades do dia a dia.
Além de fazer a busca e atualização de movimentações de processos dos Diários Oficiais, eles possibilitam uma gestão dos mesmos, tornando essa rotina mais ágil e inteligente. Os melhores softwares jurídicos aumentam a produtividade dos escritórios, garantem o cumprimento de todos os prazos e ainda, proporcionam a gestão como um todo, controlando: atendimento de clientes, armazenamento e controle de documentos, padronização de documentos em geral (peças, contratos), acompanhamento de indicadores através de gráficos e relatórios, gestão financeira e controle de tarefas, audiências e compromissos.
Essas são algumas das vantagens no uso de um software de gestão. No entanto, a melhor maneira de conhecer outros benefícios e avaliar se o sistema realmente se adequa ao modelo de trabalho do seu escritório é realizando um teste!
Acesse o link abaixo e conheça o Nexus! Um sistema completo de gestão, desenvolvido pela empresa Ultimatum Tecnologia Jurídica.
Portanto, é importante saber que engajar e envolver a equipe em novas ferramentas e tecnologias, é um desafio e tanto para os gestores e também para os subordinados.
Para que os softwares jurídicos e ferramentas de apoio sejam realmente úteis e necessários no dia a dia dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, eles precisam ser eficazes na solução de problemas complexos de uma forma simples, ágil e segura.
Espero que este artigo tenha auxiliado você na avaliação e análise de possibilidades para tomadas de decisões mais segurança e assertivas.
Aproveita e compartilha com a gente quais os critérios que você pondera e considera no momento de escolher as ferramentas que são implementadas no seu negócio?
Cresça na advocacia exponencialmente ocupando um lugar de destaque no cenário jurídico!
Gostou do artigo? Se sim deixe seu like e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão que estão em busca de novos valores e conhecimentos para a gestão e evolução na carreira jurídica.
Não deixe também de nos acompanhar nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn !
Grande abraço! 🙂
Cristiane Silva
Redatora Especializada em Gestão JurídicaPosts Recentes
- O Direito ambiental e a evolução do Agronegócio
- Novo módulo do Nexus para acesso às intimações eletrônicas
- Direito do consumidor do idoso frente ao crescimento das fraudes
- O advogado criminalista e a crescente prática de crimes cibernéticos
- 5 Dicas infalíveis para cobrança de honorários advocatícios
Leave a reply