5 Indicadores para Analisar o Crescimento do Escritório de Advocacia

Os indicadores são importantes para analisar o rumo que o negócio está tomando de acordo com os dados que foram gerados com o passar do tempo. Para que isto seja feito, ou seja, para que seja possível gerar um relatório de indicadores, é preciso armazenar estes dados com total segurança, garantindo a sua qualidade e higienização. Continue lendo para conhecer os 5 5 Indicadores para Analisar o Crescimento do Escritório de Advocacia

Muitos escritórios de advocacia não se preocupam em armazenar estes dados de forma em que possam ser utilizados para gerarem informações. Por isso, a utilização de um sistema de gestão jurídica é essencial para garantir que tudo esteja sendo armazenado para serem processados em forma de gráficos, planilhas e PDFs. Mesmo assim muitos utilizam planilhas de Excel para analisarem informações importantes na tomada de decisão de seus gestores. Só que a utilização deste meio pode gerar perdas imensuráveis através de vírus, deleção da planilha, formatação do computador, falta de backup, entrou outros motivos.

Quando se tem um software jurídico é importante ter em mente 5 indicadores que vão te ajudar a analisar o crescimento do seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. Vamos a eles:

#1. Processos por Área

É importante analisar a quantidade de processos que possui separados por áreas. Sabemos que algumas áreas de atuação o lucro é menor, mas a quantidade de processos é maior, como na Trabalhista, já em outras, a quantidade de processos é menor, mas o lucro é muito maior em comparado a anterior. Então é importante saber para onde está caminhando seu lucro e se a quantidade de trabalho, que tem tomado muito tempo seu e de seus associados, realmente tem dado retorno.

#2. Processos por Status

É importante analisar a quantidade de processos que estão ativos e suspensos em seu escritório de advocacia. Com isso terá um panorama geral do que pode entrar de receita, ou não, nos próximos meses.

#3. Clientes com mais processos

É outra informação relevante. Existem clientes que requerem muito do seu tempo e esforço por terem mais processos encabeçados pelo seu escritório. Eles com certeza detêm, uma parte grande de sua receita e precisam de mais atenção do que outros que possuem poucos processos ativos contigo. Então, ter esta informação é de grande valia para dar a devida atenção a quem faz com que seu escritório continue funcionando e crescendo.

#4. Clientes com maior valor agregado de ações

O item 3 é importante, mas não resolve tudo. Existem clientes que possuem inúmeros processos, mas o valor agregado das ações são muito inferiores em relação a quem possui apenas 1 processo ativo em seu escritório. É muito importante avaliar isto já que muitas vezes, você tem perdido muito tempo com grandes quantidades de ações e deixando de dar atenção às ações que vão fazer com que seu lucro seja maior.

#5. Evolução do número de processos criados no período

Saber o quanto tem entrado de processos para seu escritório no decorrer dos meses é muito importante para entender o padrão de crescimento do seu negócio naquele determinado período do ano, e poder realizar as ações necessárias para enfrentar os períodos de baixa e de alta no número de clientes. Em período de baixas, por exemplo, poderia então realizar campanhas de marketing, ou ações internas, em um determinado mês. Este com certeza é um indicador muito útil para prever tendências de alta e baixa no número de processos durante o ano.

Procure por um software que tenha estes indicadores

O Nexus, por exemplo, entendendo a importância destes indicadores e de outros, possui todos eles em sua plataforma para que possam ser analisados em formato de gráficos. A ferramenta ainda conta com inúmeras outras funcionalidades essenciais para uma gestão jurídica completa. Por ser Web, tudo é armazenado com total segurança em servidores na nuvem, sendo disponibilizados backups para o usuário. Além disso o software jurídico pode ser acessado de qualquer lugar, que se tenha internet, e de qualquer dispositivo como tablets, smartphones, notebooks ou computadores de mesa.

Espero ter ajudado você a entender o motivo de ter em mãos os indicadores de crescimento do seu escritório de advocacia. Aproveite para comentar e compartilhar este conteúdo com seus amigos e amigas, companheiros de profissão.

Se gosta de leituras assim, acesse nosso blog! Lá você encontrará vários temas interessantes que o auxiliarão em seu negócio!!!

Abaixo, algumas opções. Boa leitura:

Como tornar mais produtivo e seguro a consulta e o acompanhamento de processos jurídicos

Você conhece o endomarketing jurídico?

Advocacia 4.0: A mudança no cadastro de processos que todos desejavam

Até o próximo post! 😊

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Analista de Marketing Digital na Ultimatum Tecnologia Jurídica

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