Por que a informação é o maior patrimônio do mundo corporativo?

O relacionamento entre as organizações, seus clientes e o mercado, têm se transformado diariamente nas últimas décadas. Há um certo tempo atrás a empresa que tivesse a maior base de clientes ou uma maior lucratividade sobre suas vendas possuía o domínio do mercado e era com certeza uma referência a ser seguida.

À medida que os softwares vêm evoluindo, que a internet começa a dominar o mundo da informação e a migração do offline para o online ocorre em uma velocidade incontrolável, chegamos a um ponto em que o nosso mundo está dominado pela “era da informação”. Nos dias atuais as empresas que possuem o maior número de informações confiáveis, possuem não mãos o seu maior patrimônio e sem dúvida, conta com grandes vantagens competitivas perante o mercado, tornando-se cada vez mais capazes de criarem os melhores produtos, ofertarem os melhores serviços e aprimorarem o atendimento ao seu público alvo, cada vez mais segmentado, e dessa forma, gerando altas margens de lucratividade.

Um dos maiores segredos do mundo corporativo é ter a capacidade e também as estratégias de captação de dados, colhendo-os, registrando-os, analisando-os, tratando-os e transformando-os em relatórios que serão fundamentais para uma tomada de decisão ágil e assertiva. Mesmo com o aumento de tecnologias, ferramentas e metodologias envolvidas em todo esse processo de evolução da informação, inúmeros gestores ainda não possuem essa visão clara para o mundo do empreendedorismo.

E o fato é que: o mundo está prestes a viver o momento em que, quem tiver mais informação terá o total controle sobre todas as outras empresas. Ou seja, quem tem a informação tem o destaque competitivo que te faz ser o primeiro e o melhor.

“O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá.”

Bill Gates

Por que é importante captar dados?

Se ter a informação e dominá-la fará parte de sua sobrevivência no mundo corporativo, antes de tudo, é necessário entender e dominar a captação destes dados. Para realizar esse processo é necessário ter um ambiente propício ao acúmulo de dados, seja de forma automática (avaliando os resultados da empresa, o comportamento dos clientes, o desempenho dos serviços), seja de forma manual, utilizando formulários e interações.
Esta captação dos dados deve considerar o perfil da empresa, o mercado do qual ela faz parte, além de é claro analisar o perfil do seu público-alvo. A formação e construção de um modelo de base de dados servirá para definir os critérios da captura da informação. Um exemplo dessa importância, é a definição de qual melhor meio de comunicação da empresa, se uma ferramenta de e-mail, com uso de e-mail marketing ou se o uso de redes sociais.

É fato que o volume de dados é muito importante, entretanto, é fundamental que esses dados forneçam informações de qualidade, caso contrário será muito difícil, se não impossível, para as ferramentas utilizadas manipularem esses dados da forma correta.

Soluções para armazenamento e a relevância da informação

Quando se tem no seu escritório de advocacia uma base de dados considerável, o próximo passo é fazer com que tudo isso gere relatórios capazes de fazer um gestor conhecer o seu negócio a fundo e da forma mais real possível. Além disso, o processo de tomada de decisões que na maior das vezes é um desafio, se torna muito mais fácil e seguro. E é exatamente neste ponto que o uso das tecnologias, com ferramentas extremamente inteligentes e produtivas, tem gerado grandes benefícios para os escritórios.

Utilizando um software jurídico que capture, selecione, organize, transforme e apresente essas informações em resultados, será possível gerar gráficos e soluções baseados em dados, vindos do mercado e do seu público alvo. Essas informações podem ser utilizadas de diversas formas seja para implementar melhorias em qualquer área do seu escritório, seja na comunicação interna, externa, no financeiro, no seu site, nos seus serviços ou, em qualquer lugar que seja necessário agir. Neste cenário, o fundamental é compreender que a informação não é mais apenas um detalhe do negócio, ela é, a arma mais poderosa para se brigar no mercado jurídico, cada vez mais concorrido e inovador.

É preciso começar agora! Esperar ainda mais fará seu negócio chegar atrasado. Seu escritório de advocacia já se encontra no caminho certo? Reflita sobre isso e coloque em prática o que aprendeu sobre o valor da informação.

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Até a próxima! ::))

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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