Desenvolva um relacionamento de credibilidade com seus clientes!

No Brasil, a advocacia é um ramo em franca expansão. O país conta com mais de um milhão de advogados, o que corresponde à uma média de um advogado por habitante. Com uma concorrência tão acirrada e cada vez mais qualificada, é preciso fortalecer e estreitar o relacionamento com os clientes, para que uma fidelização e novas indicações aconteçam, visto que essa é uma das formas mais poderosas de novos negócios para o mundo jurídico.

Essa forma de relacionamento com o cliente pode acontecer de várias maneiras. Uma delas é, saber identificar corretamente as necessidades do cliente e qualificar a personalização do atendimento.  As outras são por exemplo, agilizar a entrega dos resultados, contar com canais de comunicação que facilitem a interação com o público alvo e outros.

Quer saber mais informações sobre esse assunto tão importante para sua atuação profissional? Acompanhe este texto e aprenda dicas importantes para tornar o seu relacionamento com os clientes cada vez mais confiável.

E saiba ainda, avaliar se esse relacionamento está satisfatório, o que deve ser mantido ou inovado!

Dicas para estreitar o relacionamento com os clientes gerando maior credibilidade

Identifique as verdadeiras necessidades do cliente

O primeiro passo antes de qualquer coisa, até mesmo de tentar agradar o cliente, é conhecê-lo melhor. Uma forma de se fazer isso é colher todas as informações sobre o perfil do cliente e suas expectativas durante as primeiras reuniões de atendimento.

Se o cliente for uma empresa, conheça cada departamento, pois isso fará toda diferença no tratamento das demandas judiciais. Ter uma visão ampla da empresa que está te contratando, conhecer o fluxo de trabalho, os serviços prestados e os colaboradores envolvidos, podem garantir o resultado de sucesso no processo.

Obtendo esse conhecimento com certeza a chance de estreitar o relacionamento com o cliente é muito maior e a partir daí, vem a indicação do serviço de forma individualizada e mais assertiva.

Personalize o atendimento ao seu cliente

Não é um hábito comum oferecer soluções personalizadas na advocacia. Geralmente a forma de lidar com eles é uma só, as petições costumam ser um copia e cola e as soluções padronizadas. A partir do instante em que os advogados entenderem que cada caso é um caso, cada cliente é um cliente, provavelmente os modelos pré-constituídos se desfarão e o atendimento se tornará muito mais individualizado e personalizado.

Adotando essa linha, as negociações e os andamentos dos processos podem acontecer de forma muito mais ágil, visto que, conhecendo o perfil do cliente e muitas vezes até a parte contrária, em função de reuniões, conversas, uma proposta assertiva pode ser feita e aceita por ambas as partes.

Por exemplo, opte por não iniciar um litígio que pode demorar anos, negocie para opões muito mais interessantes, inclusive financeiramente.

Permita que o cliente acompanhe o andamento do seu processo

O valor e a importância da causa não interessam! Deixe sempre o seu cliente seguro e com total confiança no serviço prestado. Interaja com o mesmo, dando feedback sobre o andamento do seu processo, ofereça acesso aos softwares jurídicos que permitem o acompanhamento online por parte do cliente com uma senha específica e envie relatórios de análise para que o mesmo esteja a par do que está acontecendo.

A forma de interação é uma escolha do escritório, em conjunto com o cliente. Os relatórios detalhados podem ir por meio de e-mails, celulares, ou ainda realizar reuniões presenciais ou à distância. O importante é: gerar uma interação contínua com o cliente, garantindo credibilidade.

Organize sua estrutura de prestação de serviço

Para alcançar um relacionamento “sólido” com o cliente inúmeros itens precisam ser observados e várias demandas atendidas. Tudo funciona como uma “engrenagem”, se algo não encaixa, todo o resto está comprometido.

Sendo assim, o escritório precisa ter toda uma estrutura de colaboradores responsáveis por áreas específicas, para que o atendimento ao cliente, as áreas administrativas, as peças processuais, tudo caminhe linearmente e de forma eficaz.

Em uma equipe competente, pode ter estagiários de direito, advogados gestores, administradores e outros.

Estruturando o seu escritório assim, as equipes podem efetivamente focar em assuntos mais específicos e complexos, deixando especialistas responsáveis por cada área, o que gera condições para um planejamento estratégico e uma gestão mais produtiva.

Alinhe objetivos e estratégias

Esse princípio é básico para alcançar um resultado positivo no relacionamento com o cliente e consequentemente no sucesso do seu negócio. Tudo em uma organização deve ser alinhado e nivelado para conhecimento de todos os envolvidos. A expectativa de um cliente por exemplo, precisa ser de conhecimento de todos para que realizem todo o trabalho de uma forma direcionada. É claro que existem limitações, muitas vezes fora do controle e alcance do escritório de advocacia como, por exemplo, os entraves burocráticos do sistema judicial brasileiro, entretanto, sabendo o que é preciso fazer, a chance de uma solução correta é muito mais eminente.

Portanto, é fundamental que o escritório de advocacia jogue sempre muito limpo, esclarecendo sobre tudo que é possível fazer em cada caso. Tentar agradar o cliente, prometendo o que não se pode cumprir, com certeza não é a melhor opção, já que pode ser impossível entregar o que ele gostaria.

Garanta uma conversa franca, estabeleça a confiança em relação aos serviços prestados pelo advogado.

Utilize meios de comunicação eficazes

Uma forma de garantir uma comunicação eficaz e de se posicionar de forma diferenciada com os clientes na advocacia, é utilizar vários canais diferentes de comunicação. Um exemplo, é a criação e manutenção de um blog onde serão postados textos com temas e conteúdos interessantes para o seu público alvo.

Os artigos do blog podem ser feitos a partir de dúvidas comuns entre os clientes, bem como, temas da área interessantes que que circulam recorrentemente na mídia.

Vale lembrar que ter profissionais envolvidos no marketing jurídico faz toda diferença na estruturação do mesmo e consequentemente no resultado que gera para o escritório.

Mensure os resultados do seu relacionamento com o cliente

É claro que criando e executando todo um planejamento com estratégias inteligentes para melhorar o relacionamento com o cliente, é essencial que o resultado disso seja mensurado. Avalie a satisfação do cliente e conheça realmente em quais pontos é preciso mudar ou melhorar.

O primeiro passo para isso é coletar os dados dos clientes a respeito do escritório de advocacia. Façam pesquisas de satisfação a cada etapa do serviço prestado, colha e registre essas informações para que uma análise possa ser realizada posteriormente.

Com a análise é possível traçar metas de fidelização, realizar o acompanhamento das estratégias e é claro, ajustar e aprimorar o que for necessário. Tudo isso permite que o escritório de advocacia tenha uma visão mais séria e certa sobre a estratégia traçada e os resultados obtidos.

Essas foram algumas informações importantes sobre como criar relacionamento de credibilidade com os clientes. Vale ressaltar que adicionar tecnologias para otimizar todos esses processos é essencial.

Espero ter agregado valor ao seu conhecimento e ao seu negócio com este artigo e tenha certeza de que suas decisões e atitudes farão toda diferença no resultado que você atingirá para o seu negócio e para a sua carreira profissional.

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Grande abraço! 🙂

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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