Saiba como a Tecnologia pode diminuir o turnover do seu escritório de advocacia

A palavra turnover é uma das mais utilizadas no meio corporativo. “Minha empresa tem um turnover tão alto”, “preciso diminuir o turnover da minha empresa”, são frases faladas frequentemente que, à primeira vista pode até ser “repetitivo”. Entretanto, é um fato importante e necessário considerar na gestão do seu escritório já que os resultados obtidos podem com certeza ser impactados por esse indicador.

Neste artigo falaremos sobre soluções para essa questão e possibilidades que estejam mais adequadas a realidade do seu escritório. Então, continue a leitura e saiba mais!

Mas o que é turnover?

O índice de turnover calcula a rotatividade dos colaboradores, ou seja, a quantidade de profissionais que saem da sua empresa em um determinado período e precisam ser substituídos.

E por que ele é um indicador tão importante? Porque neste processo existem as despesas rescisórias, de recrutamento, seleção e retenção, despesas de treinamento, além de custos operacionais e de horas extras, que muitas vezes são necessárias para manter a produção normal entre o período de saída de um colaborador e a entrada de outro. As vezes os gestores não se atentam que tudo isso gera um custo muito alto para o escritório, especialmente no caso da advocacia, onde na maioria das vezes, os advogados são os próprios gestores e não possuem muito tempo para essa administração.

Não é difícil ver casos em que o colaborador sai da empresa, leva consigo o conhecimento adquirido e ainda não repassa todas as informações necessárias para quem vai assumir a função. Esse fator é de grande impacto especialmente nos locais em que os processos e procedimentos não estão bem definidos e alinhados.

Então, atenção: a rotatividade alta pode fazer com que seu escritório saia perdendo muito.

Como diminuir o turnover

Atualmente, cuidar melhor do orçamento e reduzir custos operacionais são práticas que precisam ser cada vez mais adotadas para se manter no mercado, garantindo sua permanência a longo prazo. E o turnover é um indicador de impacto no custo da empresa, portanto, controla-lo e diminui-lo é fundamental.

Mas como isso pode ser feito?

Essa pode ser a “pergunta de 1 milhão”! Muitos profissionais e empresas tem uma dificuldade enorme em fazer isso acontecer, medir o turnover e cada vez mais preveni-lo com ações que ajudam a reter talentos, como o fornecimento de um clima organizacional agradável, a definição de um propósito, a aposta e o desenvolvimento dos líderes e a oferta de benefícios diferenciados, pode fazer toda diferença no custo e resultado de uma organização.

1) Desenvolva pessoas

Na maioria dos casos os desligamentos ocorrem por falta de empatia ou de comunicação dos líderes com os colaboradores. Iniciar esse trabalho pela base é tão importante quanto motivar a equipe. Trabalhe a sua liderança, motive-os, desenvolva-os, eles são os exemplos e a partir deles os outros se sentirão engajados.

Um sistema de gestão pode auxiliar muito nesse processo, já que o mesmo ajuda no acompanhamento e controle dos indicadores de cada colaborador. Nele o usuário pode inserir metas, resultados, acompanhar tarefas, demandas e com isso medir facilmente o desenvolvimento individual e por equipe.

Tendo essas informações na mão de forma fácil e segura, através de relatórios, gráficos, o planejamento de estratégias, feedbacks e desenvolvimento de habilidades fica muito eficiente, além de proporcionar uma tomada de decisão rápida e assertiva.

2) Antecipe a tomada de decisão mais assertiva

Acompanhe os números do turnover e não deixe de analisa-los. Se isso não acontecer e não favorecer a tomada de decisão, você não diminuirá os custos com as saídas inesperadas e crescentes.

É muito importante ter o básico da cultura do seu escritório definida: missão, visão e valores. Isso servirá de “rota” para poder perceber e trabalhar os detalhes importantes.

Saber o perfil e conhecer o comportamento dos colaboradores antes deles tomarem uma decisão, é tão importante para uma empresa, quanto a previsão do tempo para os navegadores que não desejam naufragar. Portanto, nos dias de hoje não basta apenas ter uma boa empresa, antecipar o “mal tempo” é mais que necessário. Cuidar das pessoas é fundamental para o andamento da qualidade dos seus negócios.

Inovar é preciso! Não dá mais para fazermos as mesmas coisas e alcançarmos os mesmos resultados. Atualmente, as empresas têm investido cada vez mais pesado nos vários tipos de tecnologias, inclusive para a área de recursos humanos.

Um sistema ajuda por exemplo, a entender qual tipo de geração – Baby boomer, X, Y — você tem em seu escritório, mapeia os comportamentos e desenvolve skills de forma bem mais assertiva e isso faz toda a diferença nos resultados.

3) Cuide do clima e da cultura organizacional do seu escritório

Criar um clima organizacional agradável, interativo e com lideranças mais horizontalizadas tem se feito toda a diferença na retenção de talentos de uma organização.

Não invista apenas na estrutura física, as relações pessoais precisam ser significativas. Avaliar frequentemente o clima organizacional, entender a visão e necessidades dos colaboradores e responder as essas questões de alguma forma, terá um impacto considerável na percepção que toda as pessoas possuem da empresa.

Mas como então calcular uma taxa de Turnover?

Turnover (em %) = funcionários que saíram da empresa / total de funcionários no mesmo período x 100

Em um exemplo prático: um escritório que possua um quadro de 50 colaboradores no mês de fevereiro, registrou neste mesmo período 5 desligamentos. Seguindo esse exemplo, o índice de turnover seria de 10%.

Mas que taxa de turnover é normal em uma empresa?

A taxa ideal varia de acordo com o segmento de atuação, entretanto, alguns estudiosos apontam que 5% ao ano seria um percentual aceitável. Portanto, fique de olho de como estão esses números no seu negócio e veja o que pode ser ajustado!

Mas e quais são as consequências de um turnover?

  • altos custos com despesas rescisórias e capacitação de um novo colaborador;
  • sobrecarga de trabalho nos casos de não substituição;
  • perda de talentos;
  • instabilidade do clima organizacional especialmente quando a rotatividade é alta e constante;
  • custos com novas contratações;
  • processo de adaptação e conhecimento do trabalho;
  • perda de produtividade;
  • imagem negativa para o cliente que muitas vezes interage com o colaborador e percebe a mudança frequente;

E como diminuir esse turnover?

Em uma pesquisa recente, divulgada pela ABRH (Associação Brasileira de Recurso Humanos, 90% dos gestores relatam ter cometido erros no processo de contratação. O maior índice foi em relação a má escolha e por isso o índice de turnover fechou com percentuais entre 6% e 10%.

Sendo assim, fica claro que ter os critérios e requisitos muito bem definidos sobre quem você escolherá, é tão necessário quanto o fato de fechar a vaga. Estabeleça etapas que realizem um funil no processo seletivo, com ajuda de critérios correto e uso de um sistema de apoio.

Se atente para:

O conhecimento técnico é importante, os títulos, as experiências profissionais, entretanto, ter uma visão geral sobre quem você contrata, é fundamental. A empresa precisa saber quais os valores, a cultura, avaliar a parte comportamental e social do candidato.

É preciso averiguar se o posicionamento do candidato está alinhado com o posicionamento estratégico da empresa e revisar se os valores estão de acordo. Existem métodos para analisar postura, valores e comportamentos, como dinâmicas de grupo, análise de perfil comportamental e análises psicológicas. Um dos itens importantes de ser avaliado, é a capacidade de realizar um trabalho em equipe.

Uma coisa é fato: o profissional não consegue ser estratégico em tempo suficiente sem contar com a ajuda de uma ferramenta que gere dados e faça a mensuração dos mesmos. Nesse caso, a tecnologia otimiza e muito cada etapa da seleção, garantindo um volume maior de candidatos e ao mesmo tempo que o recrutador conheça o perfil dos participantes.

Ter uma visão ampla sobre TURNOVER e se preocupar com esse indicador é crucial para manter uma boa imagem do seu escritório e consequentemente garantir melhores resultados nos negócios.

Tenha certeza que o trabalho de uma marca empregadora, com foco no desenvolvimento de pessoas e líderes, estruturação dos valores e clima organizacional, além de um apoio com uso de ferramentas na tomada de decisão, garantem que seus resultados serão percebidos e sentidos por todo o seu público alvo e mercado jurídico.

Espero ter gostado deste artigo e que ele motive você a buscar sempre o aprimoramento para a gestão do seu escritório. Tenha certeza de que suas ações impactarão de forma positiva as outras pessoas.

Caso queira acessar mais conteúdos semelhantes a este, acesse nosso blog e boa leitura! Grande abraço! 🙂

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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