Da prospecção à fidelização do cliente utilizando o marketing na advocacia

É fato que as estratégias de divulgação são inquestionáveis em qualquer tipo de negócio. Mas além dessas estratégias outros fatores também contribuem consideravelmente para o sucesso da marca e do negócio. Um deles é o Marketing de relacionamento.

Para conquistar um novo cliente muitos desafios são enfrentados. No cenário competitivo em que a advocacia se encontra hoje, é necessário a oferta de vantagens diferenciais e suficientes para que um possível cliente valorize o seu serviço e queira utiliza-lo.

Campanhas de marketing e alguns investimentos auxiliam esse processo com o objetivo de atingir mais e mais pessoas. Isso aumenta cada vez mais a capacidade e o alcance do seu negócio.

Um dos ditados mais populares existentes diz: “Quem não é visto, não é lembrado”. Quanto mais conhecido for o seu escritório de advocacia menores serão os investimentos e custos com a aquisição de clientes. Isso acontece em função do poder que a sua marca tem de influenciar na publicidade, gerando credibilidade e confiança.

No percurso até que isso aconteça é fundamental lançar mão de uma estratégia que contribua com este cenário, afim de alcançar o resultado final ao longo do período. A estratégia não apenas promoverá o seu negócio, mas também fará com que ele seja valorizado e torne preferido pelos “consumidores”.

O marketing de relacionamento é a ferramenta que atua na fidelização do público alvo com ações voltadas para seus interesses e necessidades.

Encontrar inúmeros concorrentes com um mercado tão acirrado e competitivo com o que se depara hoje é comum, o fundamental é se destacar no seu nicho para o sucesso do seu negócio.

Por esse motivo o marketing se torna cada vez mais importante e até mesmo fundamental para a evolução do seu escritório de advocacia: o marketing de relacionamento é uma estratégia diferencial e determinante.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue nos acompanhando e boa leitura.

Mas o que é o marketing de relacionamento?

Geralmente quando precisamos de um serviço ou produto a primeira atitude é procurar diferentes empresas e prestadores que ofereçam o serviço, não é mesmo? Com certeza após realizar o levantamento dos prós e contras a escolha será feita para a que oferecer mais vantagens. Além disso, o bom atendimento, a que transmitiu maior credibilidade e a que tenha uma boa avaliação no mercado fará diferença na escolha.

Afinal, quem quer um mau prestador de serviços?

Para os casos em que inúmeras empresas oferecem o mesmo tipo de serviço, a concorrência pode ser realmente um “calo no sapato” para garantia da sua estabilidade no mercado. Isso acontece com a advocacia.

É exatamente aí que entra a importância da relação firmada entre o estabelecimento (escritório de advocacia, advogado, advogada) e seus clientes.

O objetivo do marketing de relacionamento é promover uma marca, valorizando a fidelidade do cliente. Ele promove ações que estabelecem uma relação poderosa e fiel com o público alvo. A empresa se preocupa e foca na satisfação dos seus clientes oferecendo vantagens e benefícios que façam com que ele escolha e queira voltar sempre que precisar do serviço.

A estratégia de marketing de relacionamento pode ser definida como uma forma de prestar o melhor tipo de atendimento ao cliente, com o objetivo de atende-lo continuamente, com o melhor serviço e a maior credibilidade.

Usando essa estratégia o escritório de advocacia faz com que os seus clientes sejam fãs dos seus serviços, se tornem fiéis à sua marca e a indique para outras pessoas.

Quais benefícios dessa estratégia?

  • Aumentar o número de captação de clientes;
  • Diminuir custos e investimentos em marketing e captação;
  • Conquistar promotores da marca;
  • Atender de forma personalizada;
  • Fidelizar o público alvo.

A redução de custos é clara já que o CAC (Custo de aquisição de cliente) se torna bem menor, não sendo necessário tanto investimento em ações de marketing para captação, já que o público alvo conhece o seu escritório, sua marca e valoriza seus serviços.

Gostando dos serviços o seu próprio cliente será o promotor dele, indicando-os a quem precisar. Para a advocacia então, isso sempre foi e sempre será um dos melhores marketing existentes no processo de captação. A indicação faz toda a diferença para essa área, que tem como um dos focos principais a credibilidade e referência da prestação do serviço.

No atendimento personalizado, na oferta de vantagens exclusivas como negociações progressivas, distribuições de brindes, criação de um programa de fidelidade, tudo isso são técnicas utilizadas na implementação do marketing de relacionamento.

Esses são motivos suficientes que mostram a importância de estratégias de para o crescimento do seu negócio.

Na advocacia

A relação entre um advogado e seu cliente é fundamental para fidelizá-los.

Seguem algumas dicas para trabalhar as estratégias de fidelização através do marketing de relacionamento na advocacia:

Tenha um atendimento cordial

A necessidade de contratar um serviço jurídico nem sempre é um motivo de alegria para o cliente. Geralmente ele busca o advogado para solucionar questões que estão trazendo problemas, medos e prejuízos para a sua vida, negócios e família.

Realize um atendimento cordial onde o cliente se sinta acolhido, compreendido e encontre no advogado a confiança e tranquilidade que ele precisa para resolver um problema.

Tenha empatia (Se coloque no lugar do outro)

Quando um cliente busca um escritório de advocacia geralmente por possuir um problema, ele está ansioso e esperando que o advogado possa compreendê-lo e achar meios de resolvê-los da melhor forma e da mais rápida possível.

Para que isso aconteça é preciso que o profissional se coloque no lugar do cliente, entendendo sua necessidade e oferecendo a melhor e mais rápida solução.

Essa ação faz parte do marketing de relacionamento e gera uma relação de confiança entre cliente e prestador, faz com que ele se se sinta acolhido e valorizado.

Seja claro e verdadeiro nas informações

Cuidado com a forma e com as informações que serão repassadas ao cliente.  Utilize menos termos jurídicos que geralmente são de difícil entendimento e geram grande confusão, impossibilitando a compreensão do que está acontecendo no processo.

Não “engane” o cliente com informações “distorcidas”. Fale da forma mais verdadeira, clara e garanta ao seu cliente segurança e credibilidade para que as tomadas de decisões sejam assertivas.

Esteja sempre disponível

Em qualquer que seja a área de atuação essa prática é fundamental. No direito é muito importante para o cliente tirar dúvidas sobre o seu caso, seja presencialmente, por telefone ou e-mail. O importante é ser atendido.

Um grande diferencial do bom advogado é sua disponibilidade. Alguns grandes escritórios ainda utilizam os sócios para a captação do cliente e posteriormente os mesmos não aparecem mais nenhuma vez para atendê-lo. Isso gera uma descredibilidade, além do cliente se sentir desmerecido.

Em um cenário jurídico como o atual cheio de concorrência, cada vez mais exigente, saber se diferenciar de outros escritórios é fundamental para o sucesso do negócio.

As pessoas que buscam uma assessoria jurídica precisam de um atendimento diferenciado e quando consegue achar profissionais com as características  citadas acima, certamente a fidelização do cliente acontecerá, e você profissional, crescerá e se tornará referência no mercado.

Reflita e reconheça a importância de fidelizar o seu cliente, não deixe de investir nas estratégias necessárias para que você seja o melhor prestador de serviços da sua área.

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Um grande abraço.

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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