Você Advogado (a) já possui sua identidade visual?

Para advocacia a identidade visual é todo o processo que abrange a marca do seu escritório como o nome, o logo, as imagens gráficas (cartão de visita, papelaria, fachada), site e redes sociais.

Ao procurar um advogado o fato de ser uma pessoa com o nome já conhecido, que faz uma divulgação do seu trabalho, que possui uma marca com um visual atrativo, ter uma referência e uma boa reputação, fará com certeza toda diferença no momento da escolha.

Durante o processo de marketing como atrair a atenção do público-alvo correto, transmitir a sua imagem e destacar os seus serviços frente aos concorrentes, são atividades fundamentais para o sucesso e o resultado dessa estratégia de negócio. É muito importante trabalhar o diferencial, analisar as suas características distintivas e destacar as mais competitivas.

É exatamente nesse momento que inicia o trabalho da marca pessoal de um advogado. Sendo muito comum a avaliação das pessoas pelo que elas veem, isso sendo um produto ou serviço, elas costumam avaliar tudo com os olhos. Imagina então o quão importante é investir na identidade visual do seu negócio!

Mas o que é exatamente a identidade visual?

Em resumo é tudo o que o cliente vê, o que o leva a reconhecer o produto ou serviço, diferenciá-lo dos demais e tomar uma decisão de compra.

Os principais elementos da identidade visual na advocacia são: cor, logo e fonte.

Cor

A cor tem forte influência sobre uma pessoa. Ela acalma, motiva, atrai, gera confiança etc. É provado cientificamente que cérebro humano sempre reage à cor.

Algumas dicas:

  • Roxo – criatividade, luxo, exclusividade;
  • Verde – pureza, maciez;
  • Vermelho – força, paixão, dinamismo;
  • Preto – elegância, tradição, sofisticação;
  • Branco – franqueza, honestidade;
  • Azul – segurança, confiabilidade, tranquilidade.

Um outro detalhe importante que deve ser valorizado é que as combinações de cores também afetam o tipo de público. Portanto, importante utilizar a ajuda de um profissional para melhor definir as suas escolhas diante dos seus objetivos.

Logo

Valorize os detalhes. Um símbolo pequeno e exclusivo é o melhor elemento para valorizar e identificar a sua marca. 

Um logo elaborado corretamente tem o poder de transmitir a personalidade da marca. Portanto, abandone os clichês como as balanças, a deusa Themis e valorize a ideia de usar um símbolo único que o represente.

Fonte

A fonte é o elemento que complementa a identidade visual da marca. Na advocacia a valorização do sobrenome é algo bem tradicional e forte. Neste caso o significado da fonte se torna muito mais poderoso e real.

A fonte enfatiza a seriedade, credibilidade, tradição, equilíbrio, entre outras qualidades.

Mas quais benefícios a identidade visual pode trazer para a advocacia?

Diante do mercado competitivo em que a área jurídica se encontra, se você não se posiciona e tem um diferencial que o faz ser visto e reconhecido, acabará perdendo espaço e não conseguindo evoluir, além de correr o risco de até mesmo se manter no mercado.

Vantagens:

  • Aumentar a credibilidade e segurança do cliente. As pessoas gostam de pessoas e negócios autênticos, que possuem características próprias.
  • Aumentar a fidelização. Se você compartilha sua visão, missão e valores com seus clientes, eles conhecerão sua proposta de trabalho e assim a chance de os fidelizarem se torna cada vez maior.
  • Promover a diferenciação. Esse é um fator fundamental. A identidade visual promove o reconhecimento à primeira vista. Lembre-se do ditado: “a primeira impressão é a que fica”.
  • Traçar a estratégia. a sua marca faz parte da estratégia. Foque em seus valores e missão afim de realizar soluções eficazes;
  • Valorizar as emoções. Elementos de marca que associam emoções atrairão os clientes. Especialmente na advocacia em que na maioria das vezes o cliente busca alguém de confiança para ajudá-lo a resolver problemas.

Qual a forma de realizar esse trabalho de criação da identidade visual?

Ele pode ser feito de duas formas: você mesmo pode fazê-lo já que conhece suas características, missão, visão, valores e vantagens economizando investimento, porém com a desvantagem de gastar tempo, precisar conhecer aplicativos específicos que nem sempre gerará um custo x benefício tão vantajoso.

A outra forma é buscar a ajuda de um profissional da área. Você diz a eles seus objetivos e desejos e eles realizam o trabalho necessário. A desvantagem dessa escolha é o investimento que será feito e as vantagens são o consumo mínimo de tempo e a obtenção de resultados de alta qualidade.

Independente da forma como você concretizará a criação da sua identidade visual, seja sozinho, seja com a ajuda de um profissional, é importante realizar alguns questionamentos antes, para determinar a identidade do seu negócio de forma mais assertiva e impactante possível.

Listamos abaixo alguns pontos importantes para este processo:

Pergunte e responda: “Por quê?”

Por que escolheu trabalhar no ramo jurídico? Por que trabalha? Essas respostas ajudarão a identificar a sua missão e a do seu escritório de advocacia.

Cada área do direito possui uma missão diferente, portanto defina a sua corretamente para atingir o melhor resultado na criação da sua identidade visual.

Identifique o seu público alvo

Entenda para quem você quer trabalhar e para quem já está trabalhando. Quem são essas pessoas? De onde vêm? Quais são seus problemas, objetivos e desejos?

Isso é necessário para criar uma imagem correta do cliente. Essa imagem irá incorporar as características médias de seu público alvo propiciando assim melhor resultado não somente na identidade visual, mas também na própria prestação de serviço, nas formas de comunicação, captação e muito mais.

Elabore uma boa e única proposta de venda

Essa proposta será uma breve apresentação dos seus serviços, como eles atenderão às necessidades do cliente e quais suas vantagens competitivas.

Dicas importantes para essa criação:

  • Quais os serviços você oferece?
  • Para o que você trabalha?
  • Qual cliente precisa do serviço que você oferece?
  • Quais seus diferenciais dos concorrentes?

Sua marca precisa ser “ouvida”

A sua marca precisa ter voz, ela deve “conversar” com o seu público alvo. Cada comunicação realizada seja ela uma ligação para o seu escritório, uma resposta na rede social ou ainda uma leitura de uma matéria em um recurso jurídico, em um jornal ou blog, são contatos diretos da marca com o público. 

Na advocacia cada especialidade tem sua particularidade e isso faz toda diferença nas características do seu negócio. Um exemplo é a “voz da marca” de um advogado de família que deve ser calma e amigável, enquanto um advogado empresarial deve ser equilibrado e profissional.

Diante de tudo que foi exposto é nítido e notório que a marca pessoal de um advogado ou de um escritório de advocacia não é mais um detalhe, um capricho dos grandes escritórios, mas sim, uma necessidade real de todos.

Ao pensar e planejar tudo isso você organizará seus processos estratégicos, saberá exatamente onde está e onde quer chegar. Não duvide que uma identidade visual de alta qualidade proporcionará um crescimento, um aumento no reconhecimento e autoridade, que serão seus diferenciais no cenário jurídico.

Espero que esse artigo tenha feito toda diferença para o seu negócio. Se você gostou dessa leitura e quer conhecer mais conteúdos importantes e interessantes para sua carreira jurídica te indico um específico Legal Design: entenda essa revolução no mundo jurídico, além de poder acessar nosso site oficial e nos seguir no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Um grande abraço e até a próxima!

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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