Saiba como aumentar o faturamento do seu escritório de advocacia

Quando falamos em receita, aumento de faturamento, lucratividade, precisamos saber como está o nosso negócio. Como está o seu negócio?

Alguns itens precisam ser conhecidos para que a situação real da empresa seja vista, analisada e quais planejamentos podem ser feitos para que o objetivo seja alcançado e/ou superado.

Um indicador importantíssimo e ainda não conhecido por muitos que fazem a gestão do negócio, é o chamado ticket médio. Mas o que é isso? Para que serve? Quando é usado?

Ticket médio é um indicador de performance de vendas. A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em uma compra (como o valor impresso no ticket de um supermercado, por exemplo). Assim, o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa divididas pelo número de vendas. Também pode se calcular o ticket médio de um produto/serviço, porém, o mais usado é o ticket médio geral, voltado para o resultado das vendas.

Com ele, é possível saber quanto você fatura por cliente, assim você consegue avaliar seu lucro ou prejuízo.

Você sabe quanto é o seu ticket médio? Se sim, está no caminho certo. Se não, está na hora de prestar atenção.

Imagina sua empresa faturando 10, 20% a mais? Conhecendo o ticket médio, fica mais fácil chegar a esse objetivo, além do que, uma avaliação cuidadosa desses números pode revelar diversas deficiências no processo de vendas e ofertas.

Como se calcula o ticket médio?

Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.

1 – Primeiro, considere um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês

2 – Depois, verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado em vendas

3 – Por fim, divida esse valor pelos clientes

4 – E aí sim: temos o ticket médio para o período avaliado

O ticket médio tem uma relação muito direta com o mercado em que atua. Portanto, ao fazer o cálculo, esse dado pode ser também avaliado, o que por si só já pode indicar algumas providências que poderão ser adotadas.

Ao lado de outros indicadores importantes, como lucratividade, rentabilidade, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados. No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.

Existem várias formas de aumentar o ticket médio de uma empresa:

Promoções

Combos para vendas Casadas

Oferta de produtos de maior valor

Valor agregado ao serviço/produto

Treinamento de vendedores

Diversificação dos canais de vendas e outras.

Uma consideração muito importante e que não pode deixar de ser lembrada quando se fala em vendas, aumento de receita e lucratividade é que na maioria das vezes é mais fácil vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes.

Concluímos então que controlar o ticket médio é fundamental em vários aspectos. Esse indicador tem uma relação direta com a saúde financeira da empresa. Quanto maior o valor médio, maiores serão as vendas e os resultados poderão transformar seu negócio.

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Até a próxima! 🙂

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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