Saiba como aumentar o faturamento do seu escritório de advocacia
- Por: Cristiane Silva
- 15/05/2023
- 0 Comentários
- LikeUnlike3
- 12744 Views
Quando falamos em receita, aumento de faturamento, lucratividade, precisamos saber como está o nosso negócio. Como está o seu negócio?
Alguns itens precisam ser conhecidos para que a situação real da empresa seja vista, analisada e quais planejamentos podem ser feitos para que o objetivo seja alcançado e/ou superado.
Um indicador importantíssimo e ainda não conhecido por muitos que fazem a gestão do negócio, é o chamado ticket médio. Mas o que é isso? Para que serve? Quando é usado?
Ticket médio é um indicador de performance de vendas. A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em uma compra (como o valor impresso no ticket de um supermercado, por exemplo). Assim, o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa divididas pelo número de vendas. Também pode se calcular o ticket médio de um produto/serviço, porém, o mais usado é o ticket médio geral, voltado para o resultado das vendas.
Com ele, é possível saber quanto você fatura por cliente, assim você consegue avaliar seu lucro ou prejuízo.
Você sabe quanto é o seu ticket médio? Se sim, está no caminho certo. Se não, está na hora de prestar atenção.
Imagina sua empresa faturando 10, 20% a mais? Conhecendo o ticket médio, fica mais fácil chegar a esse objetivo, além do que, uma avaliação cuidadosa desses números pode revelar diversas deficiências no processo de vendas e ofertas.
Como se calcula o ticket médio?
Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.
1 – Primeiro, considere um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês
2 – Depois, verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado em vendas
3 – Por fim, divida esse valor pelos clientes
4 – E aí sim: temos o ticket médio para o período avaliado
O ticket médio tem uma relação muito direta com o mercado em que atua. Portanto, ao fazer o cálculo, esse dado pode ser também avaliado, o que por si só já pode indicar algumas providências que poderão ser adotadas.
Ao lado de outros indicadores importantes, como lucratividade, rentabilidade, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados. No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.
Existem várias formas de aumentar o ticket médio de uma empresa:
Promoções
Combos para vendas Casadas
Oferta de produtos de maior valor
Valor agregado ao serviço/produto
Treinamento de vendedores
Diversificação dos canais de vendas e outras.
Uma consideração muito importante e que não pode deixar de ser lembrada quando se fala em vendas, aumento de receita e lucratividade é que na maioria das vezes é mais fácil vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes.
Concluímos então que controlar o ticket médio é fundamental em vários aspectos. Esse indicador tem uma relação direta com a saúde financeira da empresa. Quanto maior o valor médio, maiores serão as vendas e os resultados poderão transformar seu negócio.
“Gostou deste conteúdo? Descobriu como aumentar o ticket médio? Se sim, deixe seu like, faça o seu comentário e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão! Até a próxima 😊”
Continue nos acompanhado pelo blog e também pelas nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn!
Até a próxima! 🙂
Cristiane Silva
Redatora Especializada em Gestão JurídicaPosts Recentes
- Novo módulo do Nexus para acesso às intimações eletrônicas
- Direito do consumidor do idoso, frente ao crescimento das fraudes
- O advogado criminalista no Brasil: a crescente prática de crimes cibernéticos
- 5 Dicas infalíveis para cobrança de honorários advocatícios
- 10 Áreas do Direito para se trabalhar no Brasil
Leave a reply