A análise e o controle de dados na gestão do seu negócio
- Por: Cristiane Silva
- 16/08/2021
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O resultado positivo e satisfatório nos negócios neste século, será marcado pela capacidade das empresas em analisar e controlar grandes volumes de dados. Independente da área de atuação, as organizações estão inseridas na área digital, com um acúmulo cada vez maior de informações e assim, uma necessidade diária de ter o domínio sobre o que pode ser seu maior patrimônio, as informações. Atualmente ter esse controle sobre os dados é uma das mais importantes vantagens competitivas. Tenha uma boa leitura em “A análise e o controle de dados na gestão do seu negócio”.
Sendo assim, não há motivos para não ir em busca de formas que tragam os benefícios do armazenamento e gestão das informações ao seu escritório de advocacia. Atualmente, a análise dos dados tem permitido conhecer os perfis dos clientes, tomar decisões rápidas e assertivas, gerar um aumento no número das vendas e no engajamento com os clientes. Sobre este assunto, abordaremos como essa análise de dados pode ser feita e quais as melhores maneiras de se fazer e como pode trazer um impacto tão positivo na relação com o cliente. Acompanhe!
Como analisar os dados do seu escritório de advocacia?
Aceitar a importância da análise dos dados ainda é um desafio para muitos gestores. O grande volume de informações apesar de tantas tecnologias já existentes, ainda gera muita confusão quando se fala em criar soluções a partir deste volume de dados. Muitos desacreditam, acham que não vale a pena o esforço e o investimento e escolhem continuar às escuras com o que poderia lhe garantir um posicionamento diferenciado no mercado.
Felizmente, apesar ainda de existir uma resistência, a evolução do Big Data nos últimos tempos tem apresentado um futuro onde as ferramentas farão o trabalho difícil e repetitivo, gerando relatórios capazes de direcionar o plano de ação de uma empresa, a definição dos seus produtos, os valores dos serviços e um posicionamento no mercado. Os benefícios estão aí, caberá ao gestor reconhece-los e escolher o que é mais importante para o sucesso da sua empresa.
Traçando o perfil do cliente
A análise de dados possibilita traçar o perfil do seu público alvo e com isso, entender a maneira como ele se comporta, suas necessidades, medos e expectativas. Essas informações vão muito além de entender o valor gasto por ele ou apenas o serviço que ele tem. São dados muito mais detalhados relacionando serviços, experiências e investimentos que podem proporcionar até mesmo a criação de novos serviços de valores agregados, aumentando o leque de opções do seu portfólio.
Um exemplo prático que podemos ilustrar aqui do uso de ferramentas que auxiliem na gestão do seu negócio, está na forma como hoje em dia é disponibilizada uma tela de pagamento para uma determinada compra via web. Muitos sites oferecem apenas a opção para a confirmação do pedido, entretanto, com as altas taxas de abandono de carrinho (compras que foram adicionadas), passou a fazer todo sentido preparar uma tela de acordo com o comportamento do cliente. Assim sendo, é possível destacar as escolhas mais comuns e as preferências de cada um, como métodos de entrega e forma de pagamento que os satisfaçam.
É importante ressaltar que para que essa análise de dados seja efetiva, é necessário estabelecer métricas comparativas. Ainda citando o exemplo acima em que o uma tela de vendas foi criada de acordo com as preferências do cliente, é necessário medir, analisar os dados e saber a resposta de algumas perguntas: após o uso das ferramentas de gestão, as buscas por novos serviços aumentaram ou diminuíram? Não adiantar implantar controles e não acompanhar e analisar os resultados, os dados por si só não resolverão os problemas do negócio. As informações são poderosas e ter o controle delas é crucial para ter um resultado diferencial no mercado. Defina seus indicadores, conheça-os e façam deles sua principal ferramenta para a obtenção de resultados assertivos.
Crie uma estratégia de análise
Não comece aplicando essa análise de dados em todas as áreas do seu escritório de advocacia apesar dos benefícios que ela traz. Mesmo com excelentes resultados uma mudança brusca pode gerar um choque de cultura e causar resistência e desmotivação dos colaboradores envolvidos. Sendo assim, comece por um ponto, isole um problema e crie uma solução utilizando a ferramenta de gestão de dados escolhida para o seu negócio. Avalie as melhorias e aumente a base de testes pouco a pouco, após os resultados e impactos iniciais da metodologia amplie para todo o escritório. De qualquer forma, o principal é contar com a qualidade de uma empresa especializada nessa prestação de serviços, que domine estas ferramentas inovadoras e saiba aplicá-las da forma necessária e vantajosa para o seu negócio.
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