Por que as tecnologias passaram a ser essenciais na advocacia?

As tecnologias jurídicas se tornaram essenciais na existência de um escritório jurídico. Elas são um conjunto de ferramentas utilizadas para automatizar e simplificar as complexidades do meio jurídico, propiciando evolução e resultado do negócio.

O ano de 2020 gerou a certeza de que para sobreviver em um cenário tão competitivo e desafiador recursos eram necessários e sem eles, o risco de simplesmente sair de cena se tornou exponencialmente crescente. Foi um ano desafiante por vários motivos, mas foi possível tolerar devido à existência da tecnologia em vários âmbitos, como as tecnologias jurídicas, as da saúde, as da educação, etc.

Se fizermos uma retrospectiva olhando especialmente para a década de 90, as redes de computadores só eram usadas pelas estatais, equipamentos gigantescos, caros e que faziam parte da realidade de uma minoria empresarial.

Em meados do ano de 1995, iniciou o uso da rede de computadores para fins comerciais, possibilitando assim a exploração dos serviços e o investimento no desenvolvimento pela iniciativa privada. Atualmente sabemos que todos podem ter acesso à internet, a um aparelho móvel, acessos remotos de qualquer lugar do mundo a qualquer hora.

O uso da internet como meio de comunicação é diferente de todas as outras formas de interatividade existentes. Ela emite informações durante todo o uso, possui dados disponíveis 24 horas por dia sobre qualquer assunto, ao contrário inclusive da televisão e do rádio.

Em um ano totalmente atípico como o de 2020 tivemos a oportunidade de agradecer incansavelmente pelos avanços tecnológicos que estamos experimentando ao longo do tempo. Foi ele que propiciou “sobreviver” nesse período tão desafiador, seja como uma forma de fuga pessoal, seja no mercado corporativo.

Diante de tantas mudanças tecnológicas um item que deve ser observado é a mudança nas relações de trabalho, a forma como a condução dessa evolução é vista e enfrentada por todos os envolvidos. Neste ano práticas incomuns até então, como por exemplo as “lives”, seja de profissionais diversos como advogado e a advogada ou de cantores sertanejos, foram o que destacou e despontou, sendo necessárias para que o Home Office pudesse acontecer e os profissionais pudessem sobreviver.

O trabalho Home Office já estava em evolução fazia um certo tempo. Legisladores trabalhistas, bem como as empresas já o conheciam e buscavam uma forma de implementá-lo, todavia, esse modelo ainda sofria resistências seja por receio de legais, seja pela visão de ser muito pouco produtivo.

Uma resistência generalizada que acontecia também por parte dos trabalhadores, afinal, tudo o que é novo e faz sair da zona de conforto, gera medo.

Na advocacia por exemplo, muitos escritórios e departamentos jurídicos ainda não possuem uma estrutura tecnológica para facilitar o trabalho dos colaboradores à distância. Entretanto, com a necessidade do isolamento social e outras medidas de segurança não restaram opções para empregadores e empregados.

Foi preciso mudar e se adaptar!

Mas e como foi essa mudança? Quais as vantagens obtidas?

A melhor parte de toda essa mudança é que o novo modelo trouxe resultados muito melhores do que se esperava. Os colaboradores acabaram se adaptando e com o fato de essa ser a única alternativa de sobrevivência se adequaram aos recursos que tinham e mostraram serviço, produzindo consideravelmente e surpreendendo muitos empregadores.

Outras grandes vantagens identificadas pelas empresas foram em relação aos custos, a economia de energia, comunicação, segurança, transporte, viagens, cafezinho, lanches e até mesmo alugueis com escritórios físicos muitas vezes gigantescos, que se tornaram desnecessários. Segundo pesquisas recentes, o home office trouxe um corte de custos que fez com que um terço das empresas pretendessem manter integral ou parcialmente o modelo adotado.

As pesquisas mostram ainda que cerca de 10% dos colaboradores entrevistados não aceitariam mais trabalhar em uma empresa que não tenha essa opção.

É claro que todo um aparato é necessário para que isso aconteça e flua da forma mais produtiva e satisfatória. Para que tudo isso se concretizasse as ferramentas de apoio tiveram que ser utilizadas e no caso da área jurídica, contar com um software jurídico possibilitou essa dinâmica de forma muito mais simples e ágil.

É claro que como tudo na vida esse processo tem seus prós e contras, é preciso saber que não são todos colaboradores e empregadores que se adaptam ao modelo. Uma empresa lida com pessoas com perfis diferentes, algumas mais ansiosas, improdutivas, depressivas, estressadas, e ainda existem as empresas que não aderiram às tecnologias necessárias, para fazer acontecer a mudança. Então é claro que, para toda regra existe a exceção.

Meios de comunicação eficazes

Quem nos dias de hoje não comemora e prestigia um familiar ou amigo em seu aniversário através das redes sociais, postando a melhor foto e o melhor texto? Imagina principalmente para os que estão distantes? Que linda homenagem!

Atualmente com o fato de não estarmos mais tão próximos, os idosos e Co mórbidos mais isolados, é exatamente o que precisávamos para aliviar toda essa ausência, a falta do abraço e da presença física é de uma certa forma, compensada. Hoje tudo tem mais significado, pelo menos para a maioria.

Para amenizar tudo isso a tecnologia se tornou ainda mais nossa aliada e nos proporcionou os recursos das videoconferências como ferramentas indispensáveis para empresas e até mesmo para as relações familiares.

Podemos afirmar que essa nova forma de comunicar, veio pra ficar. Muitas pessoas ainda preferem o velho e bom papo, abraço, aperto de mãos, encontros físicos, todavia, o fato é que o mundo mudou, a transformação digital vem acontecendo em passos largos e rápidos e após passar a fase da pandemia será um mundo ainda muito mais digital.

Assim aconteceu também na advocacia. As tecnologias jurídicas contribuíram para a preservação dos serviços prestados e possibilitou aos profissionais liberais da área e donos dos escritórios sobreviverem, meio à tantas incertezas e desafios.

A necessidade das tecnologias jurídicas em 2020

Como citado anteriormente, 2020 foi um grande marco para a adaptação e sobrevivência da maioria dos escritórios de advocacia e departamento jurídicos.

Com o isolamento social e a necessidade de se trabalhar em casa (home office), muitos escritórios se sentiram obrigados a implantar softwares de gestão, que atualmente fazem tudo no seu trabalho, de acompanhamento de processos a gráficos e controle de resultados.  

Portanto os escritórios passaram a ser muito mais no online e interativo virtualmente. Como tudo tem os dois lados da moeda, com toda essa mudança houve a economia de tempo, com reuniões e audiências online, a não necessidade de deslocamento dos colaboradores até o local de trabalho e fóruns, além da economia financeira. Assim sendo, o tempo de deslocamento foi transferido para o tempo em que os advogados, clientes e colaboradores pudessem realizar outras atividades produtivas.

A comunicação com o cliente também se tornou viável, rápida e fácil, com o uso dos softwares para advogados, que propiciam a eles o acompanhamento dos processos via sistema.

Inúmeras são as vantagens em utilizar as tecnologias jurídicas nos escritórios, o armazenamento e gestão dos documentos em um único lugar, o controle das tarefas e produtividade e principalmente, a possibilidade de acesso a essas informações de qualquer lugar, a qualquer momento.

Uma coisa é fato: as tecnologias jurídicas contribuíram e propiciaram a otimização, o aumento da produtividade e a possibilidade da permanência da prestação de serviço da área jurídica em 2020, frente a uma pandemia. De agora em diante, com todos os resultados positivos vivenciados, é possível ter a certeza da segurança de todos e dos frutos colhidos desse processo de mudança.

Espero que tenha gostado do nosso artigo. Se sim deixe seu like e compartilhe com amigos e colegas de profissão. Acesse também nosso blog e nos siga nas redes sociais  Site Oficial. Facebook, Instagram e LinkedIn.

Um grande abraço e obrigada!

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.