Dicas para captação de clientes e maior rentabilidade na advocacia

 Conquistar clientes na advocacia, assim como em qualquer outro ramo de trabalho é uma atividade que demanda estratégias bem elaboradas e planejamentos bem traçados. E como deixar de realizar essa atividade? Não há essa possibilidade, em um negócio é essencial captar clientes para aumentar a rentabilidade.

Na área jurídica essa tarefa não está entre as mais fáceis. É necessário entender as questões legais envolvidas e ainda se preocupar com o espaço físico para realizar as ações e atendimentos, criar novas maneiras para se destacar, cuidar das finanças, gerir os colaboradores e ainda encontrar formas de conquistar novos clientes.

Sendo assim não dá para o advogado e advogada se preocupar apenas com os processos em andamento, com a rotina administrativa do seu escritório, realizar audiências, reuniões, é preciso também criar e focar em estratégias de captação de clientes, sempre lembrando e obedecendo o Código de Ética da OAB.

Entretanto, as regras estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil geram um receio nos profissionais da área jurídica em acreditar e investir no marketing do seu negócio. Muitos acham que não podem ir além de uma fachada atrativa em seu escritório de advocacia, ou em ter um cartão de visitas. Mas acreditem, o advogado e a advogada podem muito mais, sem ferir a ética.

O marketing jurídico engloba um conjunto de estratégias que ajudam na conquista de novos clientes e não interferem no código de ética da OAB. Neste artigo falaremos de dicas importantes para você, advogado e advogada, atrair novos clientes e fidelizá-los para o seu negócio.

Tenha uma excelente leitura e confira!

Como conquistar novos clientes para o escritório?

Que a busca por novos clientes na advocacia é uma ação necessária, não é uma novidade pra ninguém! Afinal, os profissionais precisam se manter de alguma forma e para evoluírem e concretizarem o objetivo da construção de uma marca relevante no mercado, é fundamental realizar as ações de captação.

Para isso, confira algumas práticas que podem ajudar muito!

1. Você já tem um cartão de visitas?

Na área jurídica os trabalhos administrativos diários consomem muito dos profissionais e fazem com que passem a maior parte do tempo inseridos no escritório. Por esse motivo, um dos passos iniciais para começar o processo de captação de clientes é a criação de um cartão de visitas, apenas com informações necessárias que já fazem com que você seja visto e lembrado.

Mesmo sendo um tipo de estratégia bem básica e até mesmo popular a vantagem é que ela oferece um ótimo custo-benefício e pode ser utilizada tanto em locais físicos, como eventos jurídicos, seminários, palestras e por aí vai.

Atualmente já existe também os cartões digitais, bastante utilizados e interativos que são enviados pelos meios de comunicação como whats app, redes sociais e outros.

Para um cartão físico e/ou digital bem elaborado, considere as seguintes ponderações:

  • Design: procure um profissional que consiga refletir a identidade da sua marca;
  • Material: invista em um material que gere credibilidade;
  • Cores: é preciso passar confiança. Vale ressaltar também que a OAB restringe tonalidades exuberantes em ações de marketing jurídico, por isso consulte sempre o código de ética.

2. Como está a sua rede de relacionamentos (networking)? 

Essa é uma estratégia fundamental praticada na advocacia tradicionalmente, visto que nessa área as indicações e as referências são uma base forte do negócio. Um bom networking é uma estratégia extremamente eficiente para a captação de novos clientes. Por esse meio você constrói uma rede de contatos bem estruturada, angaria indicações e dissemina o seu nome e a sua marca no mercado.

Para realizar isso participe de eventos, marque presença em palestras e seminários, preserve contatos com os colegas da faculdade e professores, utilize as redes sociais e todos os meios possíveis, afinal, ter parceiros no âmbito jurídico é fundamental.

Os parceiros comerciais além de indicarem os demais, oferecem apoio na atividade jurídica.

3. Você já tem um site e um blog?

A tecnologia vem revolucionando o universo jurídico. A internet vem diariamente trazendo novas formas de se fazer negócio. Atualmente empresas que querem se destacar precisam utilizar as plataformas digitais, uma vez que praticamente todos os  “consumidores” navegam pela internet.

Por este motivo tenha a certeza de que marcar presença na internet é tão importante quanto fazer um cartão de visitas, criar uma identidade visual e ter um bom atendimento ao cliente para captação na advocacia. Entretanto, além de criar um site e um blog é fundamental abastecê-los de informações.

Algumas características como funcionalidade, objetividade e agilidade são fundamentais para que seu site seja acessado e se torne referência de busca e navegação. Não esqueça da importância de alimentar frequentemente com conteúdo informativos e relevantes, especialmente no âmbito jurídico. Crie artigos que eduquem, tirem dúvidas e informem, a fim de criar um relacionamento estreito e fiel com seu público alvo.

A criação de conteúdos informativos garante o aumento da credibilidade e o engajamento entre os navegadores, contribuindo para o alcance de posições importantes nos mecanismos de busca, como o Google.

4. Como foram criadas e abastecidas as redes sociais do seu escritório de advocacia?

Em uma pesquisa realizada em 2019 pelo Global Digital Statshot 3,5 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais em todo o mundo.

Baseado nesse cenário é impossível passar despercebido a importância das redes sociais para captação de clientes na advocacia, visto que o público alvo certamente estará lá. Para a área jurídica as plataformas mais indicadas são o Facebook, o Instagram e o LinkedIn.

Use canais para promover conteúdos importantes, compartilhar dicas e aumentar seu poder de relacionamento e interação com possíveis clientes.

O LinkedIn apesar de ser um aplicativo voltado para a área de vagas e colocações de emprego, possui um perfil extremamente propício para captação de novos clientes. Ele é um canal digital exclusivamente corporativo, o que viabiliza a promoção e a oferta de serviços.

5. Sua marca de sucesso já foi criada?

Um ponto muito importante que nem sempre é valorizado, até mesmo pelo desconhecimento da importância, é o de ter uma identidade visual consolidada. Caso você a tenha e aplique as estratégias de marketing, além de gerar confiança ao seu público, alcança o reconhecimento necessário para a consolidação do seu negócio no mercado.

Resumindo, quando um cliente seu visualizar uma imagem do seu escritório na internet, automaticamente você será reconhecido.  

6. Seja visto e lembrado

Tem um ditado que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Ser visto é fundamental para ter um diferencial à frente da concorrência, sobreviver e se destacar em um mercado altamente competitivo.

A presença física ajuda muito na construção de uma imagem e cria uma autoridade no mercado. O profissional passa a ser reconhecido por profissionais da área, clientes e outros envolvidos.

Ficou claro que para a captação de clientes e uma maior rentabilidade no escritório de advocacia é fundamental investir em práticas geralmente simples e quem trazem resultados fantásticos. Fazendo todo esse planejamento você abrirá novos horizontes para o seu negócio e sua carreira profissional.

Espero que tenha gostado do nosso post, compartilhe com amigos e colegas de profissão. Deixe seu comentário nos contando como está o seu marketing e a captação de novos clientes para o seu escritório de advocacia.

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Até a próxima!

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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