Conheça as vantagens do e-mail marketing na advocacia

O uso do e-mail marketing vem se tornando uma prática cada vez mais comum no mundo corporativo, inclusive no mundo jurídico. Essa é uma estratégia que atinge o objetivo de “nutrir” a base de clientes do escritório de advocacia, disparando e-mails com conteúdo e notícias interessantes ao público alvo.

Imagina poder compartilhar os conteúdos e serviços para sua carteira de clientes de uma forma automatizada e rápida? Deixá-los por dentro de todas as novidades sem grande investimento de trabalho manual e financeiro?

Isso se tornou algo simples e uma prática muito usada em todos os segmentos do mercado. E essa técnica é o famoso e-mail marketing! 🙂 

No intuito de esclarecer e auxiliar, vamos falar sobre o e-mail marketing, como utiliza-los corretamente para escritórios de advocacia e apresentar as estratégias e dicas de como tornar esse uso poderosíssimo para o seu negócio.

Como é o uso do e-mail marketing para advogados

O e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que tem como base o disparo de e-mails com notícias, artigos, ebooks, propagandas, para um público segmentado. 

Direcionando para a advocacia, essa segmentação pode ser através de uma base de clientes que já existe ou de uma base que tem interesse nos seus serviços. Pra isso pode ser utilizado formulários, inscrições, fichas cadastrais e outros.

Muitos ainda relutam e acham essa estratégia agressiva, por ser diretamente relacionada aos e-mails que caem em nossa caixa postal indesejadamente e que muitas vezes vão diretamente para o lixo eletrônico.

Entretanto, com a evolução do marketing digital, ela se tornou uma das maneiras mais práticas e eficazes de abastecer seus clientes de informações relevantes.

Uma prova de que essa técnica é realmente eficaz é o fato de que mais de 90% das pessoas adultas e adolescentes possuem e-mail e praticamente todas o utilizam de forma ativa e frequente. Ou seja, a probabilidade de receberem os seus conteúdos é altíssima.

À medida que seus conteúdos se tornam cada vez mais interessantes, os clientes também vão se tornando proporcionalmente mais fiéis, já que fica claro que seu interesse não é somente em oferecer mais serviços, mas também de abastece-los com informações importantes para sua evolução.

Para os que acham uma forma muito evasiva, pode utilizar a opção de que toda lista de contatos deve ter a opção de escolha, para que o cliente possa continuar ou não recebendo as mensagens. Assim, ele fica à vontade para aproveitar os conteúdos que deseja.

O e-mail marketing pode ser comparado a uma lista de transmissão do WhatsApp considerando as proporções, já que a ideia é ter uma lista segmentada que deseja receber conteúdo específicos.

Um exemplo da segmentação é o perfil da sua lista: se você tem clientes mais jovens e mais ativos no meio digital, pode encaminhar conteúdos inovadores e novidades do mercado jurídico, caso sua clientela tenha uma faixa etária maior, encaminhar e-books e notícias, pode ser o melhor caminho para alimentar os leads. Assim, você os fará perceber que seu interesse não é só vender o seu serviço, mas também gerar um bom relacionamento e fidelizá-los.

Outra forma de segmentar corretamente os e-mails marketing são de acordo com as solicitações do cliente. Exemplo: se um cliente solicita uma consultoria empresarial, ele deverá receber informações do mercado jurídico empresarial e assim sucessivamente.

Um detalhe fundamental é nunca esquecer das regras vigentes no Código de Ética da OAB, para fazer a coisa certa e ter o melhor resultado para o seu negócio.

Vamos falar de algumas etapas para iniciar essa técnica e para garantir um bom retorno com o seu uso:

1. Criar a lista de contatos 

O primeiro passo é criar a base de contatos com pessoas que tenham interesse em receber os e-mails, que obviamente já deixaram seu contato com esses dados e manifestaram o seu aceite. Muitas pessoas acham que comprar uma lista para disparo é eficiente, entretanto, dessa forma você não terá um público alvo definido e consequentemente não atingirá o resultado que se espera.

2. Utilizar uma boa ferramenta

Utilizar uma ferramenta para otimizar esse envio e até mesmo te oferecer o controle dos resultados obtidos através desse envio é fundamental para a estratégia adotada.

Para fazer isso, existem inúmeras plataformas de confiança e com custos acessíveis, especialmente colocando na ponta do lápis o custo-benefício desse investimento.

3. Estabeleça os conteúdos que serão enviados

O planejamento dos conteúdos é algo essencial para ser direcionado corretamente para cada perfil de lista. Produza ou adquira conteúdos antecipadamente, para não correr riscos de quebra do cronograma e nem mesmo de cair em assuntos desinteressantes.

A produção pode ser sua ou de uma pessoa terceirizada. Avalie o que é melhor!

4. Frequência nas publicações

Para manter uma boa relação com os clientes é muito importante ter uma assiduidade nas publicações. Pode ser nas redes sociais, no blog do escritório, ou via e-mail marketing.

Defina como for melhor para a rotina do escritório, semanal ou quinzenal, mas o fundamental é se organizar com um cronograma, pois a sua lista de destinatários já estará aguardando os seus conteúdos.

Agora que você já viu o que é o e-mail marketing na advocacia e como usar essa estratégia de forma eficiente, vamos falar de algumas práticas que ajudam no retorno do resultado satisfatório:

Crie temas objetivos

Acredite!! O seu “leitor” não quer e não tem muito tempo para gastar com a leitura. Eles não foram atrás do conteúdo, o conteúdo é que chegou até eles.

Sendo assim, seja direto e simples. Revise sempre retirando qualquer excesso que possa dificultar a leitura e o entendimento do conteúdo.

Código de ética da OAB

Siga-o corretamente, não ofereça serviços ou indique outros profissionais, use conteúdos sérios e sempre com o objetivo de informar, seja através de uma notícia ou artigo.

Tenha uma identidade visual

Muito importante que seus conteúdos tenham uma identidade visual que se relacione sempre ao seu escritório. Sejam imagens personalizadas, logos, o importante é bater o olho e lembrar de você e do seu negócio.

O endereço de e-mail precisa ser profissional

Não use e-mails pessoais, mesmo no caso do profissional autônomo. Isso faz do seu envio uma técnica mais séria e evita também a questão de cair no lixo eletrônico.

Trabalhe com ferramentas de envio e controle de resultados

Essas ferramentas geram muito mais segurança e produtividade no envio de e-mails. Além disso, através delas você pode controlar seus resultados com a estratégia adotada.

Utilize hiperlinks ou botões ao longo do conteúdo

Essa é uma forma de levar o seu leitor até outra página ou site. Através dos links ao longo do texto ou até mesmo um botão no fim do corpo do e-mail, fazê-lo navegar em outros temas, pode ser uma ótima maneira do cliente conhecer ainda mais o que você tem de interessante para apresentar.

Disponibilize meios de contatos fáceis e simples

Mesmo não oferecendo serviços diretamente, o contato como telefone, site e redes sociais é muito bem-vindo! Ele é um gatilho para que o cliente entre em contato, quando quiser.

Já vimos que vale muito a pena utilizar o e-mail marketing como ferramenta de atração e fidelização do cliente correto? Quais vantagens você terá com essa técnica?

As vantagens mais relevantes e que mostram o retorno claro desse investimento são:

Baixíssimo custo de implantação

O marketing jurídico nem sempre é um investimento barato e simples, entretanto, o e-mail marketing em si, é feito com um valor baixo. Basta investir em uma ferramenta especializada (podendo ser até gratuita) e a partir daí você enviará um determinado número de e-mails frequentemente.

Base de Dados

Através do uso de e-mail marketing, você pode captar alguns dados pessoais e também entender mais sobre o comportamento e perfil do seu contato. Com isso, você pode planejar ações futuras de captação e relacionamento.

Crescimento da receita

Mesmo não vendendo diretamente pelo e-mail marketing, ao fidelizar o cliente você garante que ele irá te conhecer mais e procura-lo quando houver alguma necessidade futura, o que com certeza, trará um resultado positivo para o faturamento do seu escritório de advocacia.

Praticidade, agilidade e simplicidade

Todas essas vantagens juntas você tem, após contratar a ferramenta e gerar suas listas segmentadas. A parte mais fácil é fazer os disparos dos e-mails. Dessa forma você atinge uma grande quantidade de contatos sem precisar gastar tempo, mão de obra e muito esforço.

É inegável que essa é uma estratégia de marketing que se encaixa perfeitamente dentro de um escritório de advocacia e que traz excelentes resultados. O baixo custo de investimento, o poder de fidelização e captação de clientes, faz com que o uso do e-mail marketing seja praticamente obrigatório para quem quer crescer e se manter no mercado jurídico.

Impreterivelmente, não se pode esquecer que um dos principais objetivos do e-mail marketing para advogados é alimentar os leads com conteúdos e informações interessantes. Isso é fundamental em um mercado onde as ações de marketing são tão limitadas, como é o caso do mercado jurídico.

Assim sendo, seguramente esse é um grande diferencial que o seu escritório de advocacia poderá ter: conteúdos de qualidade, listas de contatos bem segmentadas e disparos frequentes.

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E aí, compartilhe conosco se você já conhecia essa estratégia? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Vamos adorar saber e esclarecer! 🙂

Espero que com todo esse conteúdo você possa organizar ainda mais o seu escritório, deixando-o pronto para crescer cada vez mais e se destacar nesse mercado corporativo tão competitivo!

Um grande abraço e até a próxima! 🙂

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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