Design Thinking os benefícios para a advocacia
- Por: Cristiane Silva
- 01/02/2021
- 0 Comentários
- LikeUnlike1
- 3208 Views
É nítida e clara a transformação digital que o mundo tem vivido atualmente. As mudanças na rotina dos profissionais inclusive nos escritórios de advocacia, tem trazido muito mais produtividade e eficiência no trabalho. Essas evoluções vão desde a utilização de softwares jurídicos até mudanças inovadoras na rotina do trabalho dos colaboradores. Uma dessas mudanças é o Design Thinking, que quando aplicada a área jurídica, se denomina Legal Design Thinking. Saiba tudo sobre o Design Thinking os benefícios para a advocacia.
O Design Thinking, como indica o nome, é uma forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações. Literalmente, o termo significa “pensamento do design” ou “pensar como designer”. Portanto é um conceito que utiliza o design aliado ao comportamento humano. Através dessa junção, o objetivo é encontrar soluções para vários problemas como foco, empatia, criatividade e outros.
Mas e como utilizar essa ferramenta no escritório de advocacia da forma correta e produtiva?
Utilize Elementos visuais em seus materiais de comunicação
Um dos pilares do Design Thinking é tornar a comunicação mais fácil e assertiva. Sendo assim, é preciso que o escritório e os colaboradores entendam a necessidade de aprimorar a forma de comunicação em geral.
Ao elaborar os materiais do escritório, todos os envolvidos devem pensar como designers, isso significa que precisa conter elementos visuais para que a comunicação seja mais leve, fácil e assertiva, facilitando assim a compreensão de todos. Um recurso muito utilizado neste caso, são os infográficos, que tornam as análises muito mais fáceis para a tomada de decisão.
Pondere nos termos jurídicos já que na maioria das vezes não são compreendidos
Quando falamos da inovação na comunicação não estamos falando apenas da comunicação interna, estamos falando também da comunicação com o cliente, que precisam compreender o que está escrito no processo, na proposta, ou seja, em todos os documentos que chegam ao seu conhecimento.
Sendo assim, evitar termos jurídicos específicos e desconhecidos é importante, podendo substitui-los por termos que sejam mais fáceis para compreensão do mesmo. É claro que a capacitação da equipe é necessária para que ela seja o mais didática possível.
Desenvolva a empatia para solucionar um problema mais facilmente
Um dos pilares do Design Thinking é a empatia. Sem dúvida alguma “se colocar no lugar do outro”, faz com que você possa buscar uma solução para o problema mais rápido e de forma satisfatória. Essa é uma característica importante para uma comunicação eficaz entre o colaborador e o cliente.
Mas então qual o benefício dessa ferramenta no escritório?
O Design Thinking na advocacia é um diferencial competitivo. Usufruindo de uma comunicação mais otimizada, o clima organizacional se torna mais colaborativo, o que promove uma interação e um envolvimento muito maior, possibilitando assim, um aumento considerável na produtividade da equipe.
Outra vantagem importante é que essa prática permite uma visão mais sistêmica de uma determinada situação e consequentemente o envolvido passa a ter várias abordagens para análise e solução mais assertiva do problema.
É indiscutível o impacto dessas transformações tecnológicas no desempenho do advogado e consequentemente do escritório. O Legal Design Thinking propicia um melhor preparo para o jurídico, o que acarretará em maior assertividade, agilidade e eficiência em sua comunicação e consequentemente mais segurança e satisfação no seu desempenho. Portanto, maior resultado no negócio!
Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Apresentamos o Nexus, nosso software jurídico para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso site oficial. Siga-nos no Facebook, Instagran e Linkedin e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.
E mais, se você gostou desse artigo deixe seu like e seus comentários. Sua opinião é muito para nós!!! 😉
Até a próxima 🙂
Leave a reply