Como acompanhar os processos digitais

Em 2006 na área jurídica, ocorreu uma revolução. Novos moldes, uma nova realidade surgia com a informatização do processo judicial.  Com o advento da Lei nº 11.419/2006, um marco para os profissionais do Direito se fez e os mesmos se viram obrigados a se adaptar ao novo modelo de peticionamento eletrônico, com o uso de certificados e de sistemas específicos de cada tribunal. A partir daí então, os processos digitais começaram a existir: os autos processuais armazenados em meio digital, substituindo o processo impresso em papel.  Continue lendo “Como acompanhar os processos digitais” e saiba tudo o que precisa ;)))

Os processos digitais começaram a funcionar, alguns de forma prática e intuitiva, outros mais lentos e que geravam um trabalho mais detalhado do advogado, necessitando de mais dedicação e ocupando um pouco mais de tempo do mesmo. Longe de ser o ideal, entretanto trazendo vantagens para a área jurídica, os processos digitais proporcionaram ao advogado:

  1. Menos tempo de deslocamento;
  2. Menos custo com papéis;
  3. Mais liberação de espaços físicos;
  4. Uso de sistemas gerenciadores de processos que integram os tribunais, consequentemente, redução de custos em geral e ganho de produtividade.

Vejamos os passos para acessar um processo digital:

1 – Criar um cadastro no sistema do respectivo tribunal. Somente pessoas cadastradas consultarão os autos processuais.

2 – Criar um certificado digital, tecnologia esta, que comprova a identidade de uma pessoa física ou jurídica no meio virtual. Somente comprovada a identidade do advogado, será possível peticionar. Observação: Para os processos digitais em segredo de justiça, somente os cadastrados nos autos, como advogados ou partes, terão acesso aos mesmos.

O processo digital foi o marco inicial do avanço da tecnologia no mundo jurídico, que veio para tornar a vida do profissional do direito muito mais fácil, gerando aumento de produtividade, economia de custo e consequentemente crescimento e rentabilidade.  Hoje, os softwares jurídicos oferecem tudo isso, incluindo o acompanhamento e gestão dos processos digitais.

Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Apresentamos o Nexus, nosso software jurídico para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso site oficial. Siga-nos no Facebook, Instagran e Linkedin e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.

Aproveite as oportunidades que o cenário jurídico oferece atualmente com toda a tecnologia e inovação e torne sua rotina advogado e advogada, muito mais segura, simples e produtiva.

Se gostou do nosso conteúdo deixe seu like e sua opinião em comentários. Estamos muito interessados em saber o que você tem a compartilhar conosco! Compartilhe também este conteúdo com seus amigos e colegas de profissão que ainda acham um desafio realizar o acompanhamento de processos!

Até a próxima 😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.