Jurimetria: entenda a importância e veja exemplos
- Por: Gustavo da Ultimatum
- 12/05/2022
- 0 Comentários
- LikeUnlike1
- 5657 Views
Já faz um bom tempo, que o mercado jurídico está em uma evolução constante. A jurimetria é uma prova disso.
A cada dia percebemos o avanço da tecnologia com variados sistemas de automação, gestão e inteligência artificial, que tem modificado o modo de operar de diferentes áreas e o dia a dia do profissional de direito.
Apesar dessa revolução tecnológica pela qual o universo jurídico vem passando, sabemos que a área do direito tem um perfil bem mais conservador, tradicional e, muitas vezes, reticente e fechado às mudanças.
Entretanto, a jurimetria já era aplicada em suas análises há muito tempo e com a realidade atual, aliar essa estatística a uma ferramenta, proporcionará ao advogado um resultado muito mais eficaz.
O que é jurimetria
É a aplicação de métodos quantitativos, especialmente a estatística, no direito, em uma análise mais simples e direta.
Tem sido utilizada em conjunto com softwares jurídicos num modelo de tentar prever resultados e oferecer probabilidades e valores envolvidos nestas análises.
A jurimetria já existia e já era utilizada no direito, entretanto, recentemente é que a área jurídica começou a experimentar as possibilidades e facilidades proporcionadas pela tecnologia, com os algoritmos inteligentes dos softwares existentes.
Atualmente, com a jurimetria aplicada aos softwares de gestão jurídica, além de automatizar atividades, é possível prever cenários baseados em padrões de processos e decisões já existentes.
Imagina o impacto positivo que esse processo pode gerar em várias áreas do setor, especialmente em grandes escritórios e departamentos jurídicos.
Os profissionais poderão tirar proveito da tecnologia a fim de realizarem uma atuação muito mais estratégica junto a uma causa, por exemplo.
Segundo o McKinsey Global Institute, cerca de 25% do trabalho de um advogado pode ser automatizado e o uso de novas tecnologias a favor de seu trabalho podem reduzir em 13% as horas de trabalho diárias, tornando o dia a dia muito mais produtivo e consequentemente o resultado muito mais satisfatório e rentável.
Já vimos que a jurimetria é a disciplina resultante da aplicação de modelos estatísticos, na compreensão dos processos e fatos jurídicos, e que através dela, por meio da análise de dados gerados pelo Judiciário, em todas as frentes, é possível quantificar as demandas e determinar padrões.
Por isso, é possível antecipar cenários e traçar as probabilidades de resultados para determinadas situações.
Resumindo, a jurimetria estabelece métricas baseadas em resultados anteriores, ajudando a escolher o melhor caminho a ser seguido em uma estratégia.
Entenda como a jurimetria funciona
Como falamos, a jurimetria envolve o uso de métodos quantitativos para fundamentar as decisões e fazer previsões certeiras.
Nesse sentido, é comum usar a estatística como base. Contudo, vemos também aplicações da área da ciência da computação, como do campo da ciência de dados e da inteligência artificial.
Modelos de inteligência artificial são alocados para identificar padrões em sentenças e em julgamentos de casos, de modo a viabilizar essa análise preditiva. A partir dos padrões, se espera um resultado determinado no futuro.
A grande vantagem desses algoritmos é a capacidade de processar uma grande massa de dados em pouco tempo, de modo a detectar as correlações e fornecer insights.
Há algoritmos de inteligência artificial, como os de machine learning, que são puramente estatísticos. O funcionamento deles depende da análise de frequência — estudo com a ajuda de fórmulas estatísticas e de cálculos diversos da área.
A computação necessária para esse tipo de processamento é robusta, mas não é inacessível. Hoje, se consegue facilmente recursos tecnológicos na nuvem para criação de modelos de IA e testes que ajudam a gerar previsões.
É possível encontrar dados públicos e integrar com dados privados para uma compreensão mais abrangente e completa também.
É uma análise um pouco diferente do que se faz normalmente no direito. Em vez de basear as decisões em normas, nas leis e na jurisprudência, se busca um horizonte distinto: as decisões já tomadas e as ocorrências dos tribunais.
Como surgiu a jurimetria?
Nos anos 40, o jurista e pesquisador Lee Loevinger cunhou o termo em um paper conhecido como no artigo “Jurimetrics, The Next Step Forward” (1949). Sua definição de jurimetria era similar à noção de econometria.
Desde o início, a ideia era oferecer às ciências humanas e sociais o método exato de análise científica.
Com o surgimento da computação, essas análises ganharam ainda maior poder. Hoje, os limites com relação a bases de dados são ínfimos, o que permite uma ação ainda mais efetiva e uma leitura mais precisa.
Exemplos de aplicações da jurimetria
Na prática, um advogado pode usar esse conceito como uma forma de prever o resultado de uma ação antes mesmo de começar a trabalhar nela. Assim, pode oferecer aos seus clientes uma certeza maior do que vai ocorrer, com base na probabilidade.
Essa visão preditiva ajuda a organizar melhor as estratégias e a orientar o comportamento diante do caso.
Funciona em paralelo com a análise jurídica do profissional de acordo com sua experiência e capacidade.
Da mesma forma, pode servir a estudos acadêmicos para entender melhor a área, a partir de dados reais.
Agora veja sugestões para aplicar a jurimetria no seu negócio
Na automação de tarefas, como criação e gestão de documentos, peticionamento automático, pesquisa de leis, jurisprudências, acompanhamento de andamento processo e inclusive dos ciclos de vida dos processos e outros.
Na gestão interna, uma vez que por meio das métricas que a jurimetria fornece, é possível realizar o controle de produtividade de cada colaborador em cada causa.
Além disso, na parte financeira, o custo dos honorários pode ser estipulado de uma forma muito mais assertiva, visto o amplo conhecimento de como o processo tramitará.
E no Marketing Jurídico, uma vez que otimizando o processo, melhorando a performance dos advogados, tomando decisões mais assertivas, o gestor poderá pensar em desenvolver um marketing com grande potencial para captar e fidelizar clientes, além de que, através dos dados e métricas poderá traçar o perfil do público alvo com eficácia.
Três pilares da jurimetria
Essa concepção é baseada em três pilares: elaboração legislativa e gestão pública, decisão judicial e instrução probatória. Vamos falar rapidamente sobre eles:
Elaboração legislativa e gestão pública
O legislador e gestor público, podem utilizar a jurimetria para a criação de leis mais fiéis à realidade da sociedade. Através do estudo do contexto atual e de como outras legislações podem impactar a vida das pessoas, é possível criar leis importantes e relevantes.
Decisão Judicial
A jurimetria pode auxiliar na ponderação de diversos fatores humanos e sociais, considerando as leis.
Com isso, os juízes podem ter maior segurança jurídica ao consultar informações dos tribunais para conhecer a posição dominante nos tribunais superiores, nas Justiças federal e estadual, nos âmbitos cíveis, criminais ou trabalhistas (jurimetria trabalhista).
Instrução Probatória
A jurimetria pode proporcionar uma maior assertividade das previsões fornecidas pelos advogados aos seus clientes, apresentando as reais chances de sucesso do seu caso.
É possível inclusive, ter um controle e acompanhamento mais detalhado sobre as decisões judiciais, como quantas vezes uma determinada vara julgou uma matéria, ou quantas vezes o juiz deu como procedente ou improcedente um pedido, etc.
Assim sendo, os advogados podem avaliar processos julgados anteriormente, estudar as jurisprudências pertinentes ao caso e com isso garantir uma maior probabilidade de ganho e a melhor estratégia a ser traçada e seguida para o caso.
Aplicar jurimetria aumenta o sucesso nos tribunais
Ao saber a probabilidade de uma ação ser bem sucedida e qual é o tempo médio para isso, é viável obter mais sucesso nos tribunais. Os profissionais se preparam melhor para o caso, entendendo perfeitamente como eles são tratados.
A jurimetria ajuda a entender o que impactou na decisão do juiz em determinados casos. Com os dados dispostos para análise, os advogados conseguem responder diversas perguntas com filtros, gráficos e dashboards completos.
Ou seja, é uma análise que sai da mera teoria e invade também a dimensão prática, de modo a fortalecer as convicções e quebrar objeções.
Os próprios tribunais podem estudar os dados para sistematizar melhor as decisões. Desse modo, diminui-se um pouco o impacto da subjetividade para garantir uma organização maior da aplicação da lei.
A jurimetria é importante para escritórios e departamentos jurídicos
Como falamos, a jurimetria funciona como uma maneira de padronizar modos de ação e decisões. Isso agiliza bastante o trabalho de todos os envolvidos.
Nos escritórios, é viável obter maior produtividade, com advogados oferecendo análises mais rápidas e precisas.
Antigamente todas as análises eram feitas manualmente, ou, no máximo, através de planilhas eletrônicas. Hoje, isso se tornou humanamente impossível, por melhor e mais completa que seja sua equipe.
Para conseguir coletar todos os dados e realizar a análise de tudo, é preciso evoluir e, necessariamente, utilizar ferramentas que ofereçam análises avançadas. Muitos softwares jurídicos já oferecem essa facilidade tão valiosa para o profissional do direito.
Não há como negar o quanto a tecnologia já revolucionou e promete revolucionar o meio jurídico.
Ao exigir que os colaboradores estejam mais capacitados e tenham habilidades diferenciadas, especialmente em relação aos conhecimentos analíticos e objetivos, a jurimetria vai tornar a atividade ainda mais competitiva e acirrada.
É fato que a advocacia e o direito estão experimentando padrões de eficiência e precisão que farão do seu exercício, algo surpreendente para a sociedade.
3 motivos para usar a jurimetria
Vamos agora analisar alguns motivos para usar essa estratégia.
1 – Tenha argumentos embasados em dados
O profissional consegue desenvolver uma argumentação sólida, com base em dados reais e em uma dimensão real. Ou seja, é seguir um dos lemas do mundo digital, o foco em ações data-driven. Isso serve como um complemento para a experiência.
Evidentemente, a análise de um advogado sempre será valiosa pela sua leitura e pela sua expertise. Contudo, a jurimetria permite estender essa capacidade ao oferecer um embasamento estatístico e científico importante.
Essa argumentação com base em dados se torna mais poderosa e eficiente. Como no direito o poder dos argumentos tem um peso muito grande, reforçar esse ponto pode ser um diferencial.
2 – Conheça outras perspectivas e amplie o seu conhecimento
É interessante também o choque entre conhecimentos e perspectivas. Mesmo que você já tenha uma visão acerca de certas ações e certos resultados dentro do sistema judicial, a base que os dados oferecem ajuda a confirmar ou confrontar certas certezas.
Assim, é como um conhecimento a mais para ampliar sua visão. Isso ajuda o profissional em sua carreira e oferece ainda maior experiência, permitindo que ele desenvolva seu poder de leitura e de predição.
3 – Cresça o seu faturamento
Por outro lado, vale citar que a capacidade de previsão e de entendimento do que ocorre nos tribunais ajuda escritórios a crescer seu faturamento.
É possível conquistar mais clientes pelo bom uso da tecnologia, bem como garantir um relacionamento consistente e duradouro com os que já existem.
Essa habilidade gera vantagem competitiva para os advogados. Desse modo, eles conseguem aumentar seu alcance e se destacar em meio aos concorrentes.
O aumento na certeza das escolhas diante de ações e processos também ajuda a aumentar o lucro. Afinal, quanto mais vitórias no tribunal, mais bem pago será o profissional.
Veja mais vantagens da jurimetria
- Maior conhecimento sobre os elementos de um processo judicial
- Maior capacidade de persuasão e argumentação face ao conhecimento dos procedimentos, processos e perfis dos julgadores
- Melhoria das redações das petições para cada tribunal
- Maior facilidade na identificação dos meios de como o caso pode ser resolvido
- Melhoria no embasamento de uma decisão judicial e o impacto dessas decisões na sociedade (uso pelo juiz de direito)
- Aumento da produtividade do judiciário, uma vez que, aliada a um software jurídico, as confecções de peças processuais, análise de jurisprudência e legislações, possibilitam tomada de decisões com muito mais eficiência.
- Maior facilidade de entendimento do tempo que pode durar um processo
- Conhecimento dos detalhes do processo, que podem facilitar em decisões como, um pedido de antecipação de valores de indenização, ou propostas de acordo, ou ainda um ajuizamento de um mandado, etc.
Conclusão
A jurimetria é uma importante estratégia para quem deseja um diferencial competitivo no mercado. É o bom uso da tecnologia e da estatística para entender melhor como os julgamentos são feitos e como o sistema funciona.
A partir disso, profissionais da área conseguem se preparar melhor, atender melhor a seus clientes e identificar padrões em cada tipo de ação. A jurimetria fornece, assim, uma compreensão aprofundada de como o sistema funciona como um todo.
Softwares jurídicos atualmente já oferecem esse poder de previsão e análise. Podemos ver a intersecção entre temas relevantes, como inteligência artificial e o direito.
Leave a reply