Como Criar uma Marca De Sucesso na Advocacia
- Por: Cristiane Silva
- 25/01/2021
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A criação de uma marca é a criação de uma identidade. Sendo assim, pensando no mundo corporativo, a criação da sua marca é a forma como ela será reconhecida no mercado. No desenvolvimento deste processo, é muito importante que a marca escolhida traduza exatamente a imagem que você deseja passar para o público. Aproveite o tema ‘Como Criar uma Marca De Sucesso na Advocacia’ e tenha uma ótima leitura!
Em geral, a logomarca é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado e de público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e seja a tradução da imagem do seu negócio.
Apresentaremos neste artigo, critérios essenciais para repensar sua marca ou cria-la. Este trabalho provavelmente não será feito diretamente por você, pois o ideal, é que um profissional da área o faça, entretanto, será de suma importância para que você conheça os elementos fundamentais para a criação de uma marca de sucesso, e assim, acompanha-lo nessa jornada.
1- Trace sua estratégia de negócio
- O escritório jurídico/advogado trabalhará com um perfil de mercado com valores mais baixos, focando em um público de menor poder aquisitivo;
- O escritório jurídico/advogado trabalhará com um perfil de mercado voltado para um público com poder aquisitivo mais alto e seus serviços terão maior valor.
- O escritório jurídico/advogado trabalhará o uso de uma das duas estratégias descritas acima em um segmento específico do mercado.
Primeiramente defina a estratégia do seu negócio, em sequência, siga os passos abaixo.
2- Defina seu público-alvo
Para quem você ou seu escritório jurídico deseja oferecer seus serviços? Com base na estratégia traçada, defina o segmento de clientes a quem seu escritório direcionará seus esforços de captação. É preciso conhecer hábitos de consumo, dados demográficos, preferências e comportamento do público alvo.
3- Crie uma personalidade
A personalidade ou “persona” é uma representação fictícia de um cliente típico de seu escritório, que pode ser criada a partir da pesquisa do público-alvo. Não necessariamente essa persona será única, uma marca pode ter diversos perfis de cliente, porém, com a definição das personalidades – com nome, idade, preferências pessoais, crenças, valores e hábitos de consumo – fica mais fácil entender o perfil, comportamento e necessidades de seus clientes e consequentemente criar uma marca com muito mais assertividade.
4- Apresente seu posicionamento de forma clara e transparente
Posicionamento é o “lugar” que uma marca ocupa nos corações e mentes de seus clientes. O que sua marca e seu negócio ofertam de diferente do restante do mercado, para que ela seja preferência? O posicionamento caracteriza um benefício ou habilidade em que seu escritório seja superior, como qualidade, atendimento, tecnologia, conhecimento, agilidade e outros. Um exemplo clássico de posicionamento, baseado na qualidade, pode ser visto no slogan da Bayer (empresa de medicamentos): “Se é Bayer, é bom”.
Muitas empresas usam causas sociais e políticas para reforçar o posicionamento de sua marca, gerando assim, uma grande aproximação com seus clientes.
5- Crie a personalidade de sua marca
Após a definição da estratégia, do público alvo, do perfil do cliente, é possível criar uma marca de sucesso de forma mais assertiva. Antes de definir logotipos e nomes, é necessário idealizar a personalidade da marca. Essa personalidade, é o conjunto de características humanas que podem ser associadas a ela, como confiança, inteligência, carinho, acolhimento e outros. Um exemplo de uma marca que apresenta uma personalidade acolhedora e carinhosa, é a marca Ninho, fielmente apresentada em seu logotipo, onde uma ave alimenta cuidadosamente seus filhotes.
Com certeza, é um dos itens de maior força e relevância que geram conexões emocionais e identificação com o público alvo. Ela, é a responsável por personalizar valores e causas, em que seus clientes acreditam profundamente e estão dispostos a defender e usar.
6- Estabeleça sua proposta de valor
A proposta de valor envolve muito mais que características, habilidades e benefícios. É o seu diferencial. A proposta de valor é o porquê sua marca e seus serviços foram escolhidos pelo público alvo. Um exemplo, é a Nike e seu slogan “Just do It”. A proposta de valor dela é uma experiência de alta performance. O restante das características do produto, como beleza, conforto, durabilidade são secundários. A proposta de valor é ajudar seus consumidores a alcançarem seus objetivos esportivos.
7- Escolha o nome
Sem dúvida alguma, o nome é o elemento primário que ativa a lembrança da marca. Na escolha dele, é preciso pensar em algo que trará associações fortes, favoráveis e exclusivas, seguindo todos os conceitos citados acima. A tendência é usar nomes curtos, de fácil escrita e pronúncia. Antes do lançamento da marca, é importante fazer um teste de conceito do nome, assim como do logotipo e do slogan.
8- Defina o design do logotipo
O logotipo é outro elemento da marca que está totalmente relacionado à lembrança do cliente e à diferenciação da concorrência.
Os elementos importantes em um logotipo, são as cores, as formas, a tipografia (letras) e os símbolos.
Algumas logos, usam exclusivamente símbolos, como a Apple, outros usam apenas tipografia, como a Coca-Cola, e outras ainda, conseguem transformar a tipografia de um jeito, que ela se torna um símbolo, como é o caso da Volkswagen.
9- Defina o slogan
O slogan é uma frase curta, de impacto, na maioria das vezes usada com o logotipo, e que apresenta o posicionamento da marca. Um exemplo de sucesso total em criação de uma marca, é sem dúvida alguma, a Coca-Cola. Ela desenvolve novos slogans com frequência, sempre fazendo pequenos ajustes em seu posicionamento, para lançamentos de campanhas publicitárias globais.
É fundamental que se entenda, que não há como criar uma marca de sucesso sem avaliar conceitos e elementos ao longo desse processo de construção. O ideal é que profissionais especializados sejam contratados para realizar essa missão para o seu negócio. Isso pode ser feito de forma simples, rápida e com investimentos acessíveis, diferente do que muitos imaginam.
Vale a pena investir neste conceito. Um dos slogans que mais ouvimos é: “A propaganda é a alma do negócio”. E tenha certeza disso! Mas não esqueça, um bom planejamento, ajudará a construir e manter uma marca na memória do público.
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