Como acompanhar os processos digitais

Por: Cristiane Silva
- 09/11/2020
 - 0 Comentários
 - LikeUnlike2
 - 3201 Views
 
Em 2006 na área jurídica, ocorreu uma revolução. Novos moldes, uma nova realidade surgia com a informatização do processo judicial. Com o advento da Lei nº 11.419/2006, um marco para os profissionais do Direito se fez e os mesmos se viram obrigados a se adaptar ao novo modelo de peticionamento eletrônico, com o uso de certificados e de sistemas específicos de cada tribunal. A partir daí então, os processos digitais começaram a existir: os autos processuais armazenados em meio digital, substituindo o processo impresso em papel. Continue lendo “Como acompanhar os processos digitais” e saiba tudo o que precisa ;)))
Os processos digitais começaram a funcionar, alguns de forma prática e intuitiva, outros mais lentos e que geravam um trabalho mais detalhado do advogado, necessitando de mais dedicação e ocupando um pouco mais de tempo do mesmo. Longe de ser o ideal, entretanto trazendo vantagens para a área jurídica, os processos digitais proporcionaram ao advogado:
- Menos tempo de deslocamento;
 - Menos custo com papéis;
 - Mais liberação de espaços físicos;
 - Uso de sistemas gerenciadores de processos que integram os tribunais, consequentemente, redução de custos em geral e ganho de produtividade.
 

Vejamos os passos para acessar um processo digital:
1 – Criar um cadastro no sistema do respectivo tribunal. Somente pessoas cadastradas consultarão os autos processuais.
2 – Criar um certificado digital, tecnologia esta, que comprova a identidade de uma pessoa física ou jurídica no meio virtual. Somente comprovada a identidade do advogado, será possível peticionar. Observação: Para os processos digitais em segredo de justiça, somente os cadastrados nos autos, como advogados ou partes, terão acesso aos mesmos.
O processo digital foi o marco inicial do avanço da tecnologia no mundo jurídico, que veio para tornar a vida do profissional do direito muito mais fácil, gerando aumento de produtividade, economia de custo e consequentemente crescimento e rentabilidade. Hoje, os softwares jurídicos oferecem tudo isso, incluindo o acompanhamento e gestão dos processos digitais.
Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Apresentamos o Nexus, nosso software jurídico para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso site oficial. Siga-nos no Facebook, Instagran e Linkedin e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.
Aproveite as oportunidades que o cenário jurídico oferece atualmente com toda a tecnologia e inovação e torne sua rotina advogado e advogada, muito mais segura, simples e produtiva.
Se gostou do nosso conteúdo deixe seu like e sua opinião em comentários. Estamos muito interessados em saber o que você tem a compartilhar conosco! Compartilhe também este conteúdo com seus amigos e colegas de profissão que ainda acham um desafio realizar o acompanhamento de processos!
Até a próxima 😊
Cristiane Silva
Redatora Especializada em Gestão JurídicaPosts Recentes
- Como criar autoridade jurídica com conteúdo digital
 - Prompt Jurídico: como formular comandos para resultados mais assertivos no Nexus.IA
 - Chatbots jurídicos: quando usar automação no atendimento sem perder a personalização
 - Como construir uma carreira sólida na advocacia após a OAB
 - Produza documentos jurídicos com qualidade em minutos com o Nexus.IA
 
                
Leave a reply