Saiba como evitar ações trabalhistas contra o seu negócio

Em qualquer empresa que pretende crescer no mercado e alcançar uma posição relevante, além de estabelecer um bom lastro mercadológico, é necessário seguir algumas limitações legais e é claro, responder às questões jurídicas existentes no contexto empresarial, além de com certeza fazer o possível e o impossível para evitar ações trabalhistas contra ela.

Mas o que é uma ação trabalhista? É a denominação que se dá ao direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para solucionar uma controvérsia existente entre os sujeitos da relação de trabalho, geralmente o trabalhador e empregador ou o tomador de serviço.

 

Processos trabalhistas contra organizações de todos os segmentos existentes são elementos cada vez mais predominantes no Brasil, impactando muito no futuro das empresas e na maioria das vezes interferindo na imagem que a marca possui no mercado.

Sendo assim, independente do perfil da empresa, seja ele pequeno, médio ou grande, nenhum está isento de sofrer com indenizações e ações trabalhistas que muitas vezes causam danos consideráveis, e também prejuízos financeiros, falências corporativas e uma disseminação negativa do nome da empresa no mercado de atuação.

Considerando a necessidade de construir uma marca de sucesso no mercado, criamos este artigo. Você, advogado empreendedor, acompanhará algumas dicas para evitar os processos trabalhistas contra o seu escritório de advocacia.

Boa leitura!

Então, como as ações trabalhistas podem ser evitadas?

Sem dúvida alguma, os processos trabalhistas podem afetar muito o futuro e a rentabilidade de qualquer empresa. Por isso, é fundamental buscar alternativas de prevenção para evitar essa realidade e estabelecer uma marca forte e de sucesso no mercado jurídico. Seguem algumas dicas:

1ª Dica) Não prometa o que não pode ser cumprido

Geralmente costuma acontecer da seguinte forma: o colaborador que está insatisfeito e ferido em relação aos seus direitos se sente motivado a entrar com um processo trabalhista contra a empresa, certo? E essa é uma situação que pode acontecer por várias razões, como:

  • Erros na comunicação interna;
  • Ruídos entre colaboradores;
  • Promessas que não são cumpridas;
  • Falta de reconhecimento e valorização;
  • Metas e objetivos inatingíveis;

Então, na contratação de um novo colaborador exponha tudo de uma forma muito clara e divulgue todas as informações corretamente: salário, benefícios, folgas, atribuições, gratificações, planos de cargos e salários e todos os fatores que estão relacionados ao ambiente de trabalho.

Dessa maneira, o gestor evitará processos trabalhistas e poderá promover o bem-estar do colaborador e da equipe, contribuindo positivamente para a motivação e crescimento do profissional durante todo o seu tempo de trabalho.

2ª) Dica) Faça periodicamente a pesquisa de clima organizacional

Um fator importantíssimo em uma empresa é o clima organizacional da mesma, já que ele é responsável pelo ambiente de trabalho agradável, além de garantir a integração entre os colaboradores e aumentar a produtividade. Por estes motivos, o clima organizacional é considerado um fator de crescimento sustentável dentro das organizações.

Por isso, é fundamental que um bom clima organizacional seja uma meta de trabalho a ser atingida. Outra coisa é que avaliando periodicamente, é possível também avaliar o nível de satisfação dos colaboradores e buscar meios para alcançá-la ou aperfeiçoa-la.

Portanto, implemente a realização das pesquisas de satisfação no escritório com uma rotina constante, divulgue-a entre os colaboradores e colha os frutos positivos dessa prática. Se o gestor garantir o bem-estar da equipe sempre elevado, com certeza reduzirá as probabilidades de sofrer com processos trabalhistas.

3ª Dica) Cumpra as leis vigentes

Outro fator determinante, que não pode ser esquecido é o cumprimento das leis existentes, tanto a trabalhista, quanto a previdenciária e também as regras da CLT. Para que isso ocorra, é necessário conhecê-las a fundo.

Portanto, a dica é: siga todas as orientações existentes e é claro, pague todas as remunerações corretamente, com todas as contribuições e fatores legais. É fato que não há como economizar nessas despesas, mesmo esse custo sendo um pouco elevado, mas pode ter certeza de que: atuar na legalidade é muito melhor e mais vantajoso do que sofrer processos trabalhistas!

4ª. Dica) Forneça bem estar a sua equipe de trabalho

Uma boa satisfação do funcionário pode refletir diretamente nos resultados do seu negócio, bem como é claro, na garantia de não haver processos trabalhistas contra a empresa. Então, cuidando do bem estar e da qualidade de vida deles, obedecendo as regras de segurança e oferecendo as condições mínimas de trabalho, você pode ter colaboradores muito mais satisfeitos e produtivos obtendo assim, excelentes resultados.

Quando acontece da organização oferecer uma atividade de trabalho que não respeita a qualidade de vida do colaborador, o mesmo poderá com certeza pleitear indenizações que retribuam todos os danos gerados pelo ambiente inadequado de trabalho.

Tenha sempre em mente a importância de fornecer qualidade de trabalho à sua equipe e lembre-se também das questões de insalubridade, atividades de risco e equipamentos de proteção, quando existir a necessidade de usá-los.

5ª. Dica) Valorização e reconhecimento da equipe

Todas as dicas dadas estão relacionadas aos colaboradores né? Então, além de cumprir a lei, é necessário estimular e promover a satisfação dos mesmos, realizando um endomarketing de excelência, a fim de garantir um clima organizacional favorável.

Para atingir esse objetivo, seja transparente, respeite os colaboradores como pessoa e como profissional, tenha um canal para ouvi-los, compartilhe ideias, objetivos e oportunidades, e com isso torne sua equipe muito mais envolvida e engajada com os propósitos do seu escritório de advocacia.

Algumas formas de realizar esse incentivo podem ser com:

  • Benefícios;
  • Premiação por atingir a meta ou supera-la;
  • Vouchers ou descontos em estabelecimentos, como cinemas, restaurantes e lojas de roupas;
  • Flexibilidade de horários;
  • Descontos e/ou bônus em cursos, escolas, universidades;
  • E outros.

Ao ver o quanto é reconhecido e saber que seus direitos são respeitados, o colaborador carregará gratidão pela instituição, além de com certeza divulgar somente coisas boas da mesma no mercado, tanto para que outras pessoas queiram trabalhar, como para a própria clientela que reconhecerá ainda mais a marca da empresa.

6ª. Dica) Capacitação da equipe

É muito importante que todas as áreas, independente de qual seja, sejam devidamente capacitadas e orientadas.

O setor de RH mesmo que não haja um específico e/ou exclusivo para cuidar dos recursos humanos, deve conhecer as leis e respeita-las, eliminando qualquer possibilidade de prejuízo aos colaboradores. Em outras palavras, esta área deve ser competente e, em todas as ocasiões, seguir o que a lei determina.

Assim sendo, as contratações e os desligamentos podem ser realizados de forma mais assertiva, reduzindo ao máximo as possibilidades de posteriores processos trabalhistas. O seu negócio estará ainda mais protegido, com um time competente que te proporciona mais segurança e credibilidade.

Por fim, é claro que evitar ações trabalhistas contra o seu negócio é uma chave de ouro para o sucesso e um posicionamento estável e positivo no mercado. É uma medida importante para obtenção de bons resultados e construção de uma marca forte.

Gostou do nosso artigo sobre como evitar as tão discutidas e temidas ações trabalhistas? Então, compartilhe com amigos empresários, advogados e deixe o seu comentário!

Espero que essa leitura faça diferença na rotina do seu negócio e que estejam cada vez mais preparados para torna-lo muito mais notável e rentável no mercado jurídico.

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Até a próxima! 🙂

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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