Como funciona o trabalho de uma assessoria jurídica?
- Por: Cristiane Silva
- 13/02/2024
- 0 Comentários
- LikeUnlikeLike
- 364 Views
Você presta o serviço de assessoria jurídica ou você usa o serviço de assessoria jurídica? Como funciona o trabalho de uma assessoria jurídica?
Nos acompanhe para saber mais sobre essa área do direito!
Então… a assessoria jurídica é um serviço prestado pelos profissionais de direito com o objetivo de orientar, prevenir e resolver questões legais. Esse serviço abrange várias áreas, e o advogado realiza um trabalho de apoio, orientação e conselho, auxiliando nas tomadas de decisões dos clientes.
Acompanhe esse artigo e esclareça as dúvidas relacionadas ao tema!
Mas o que é exatamente a assessoria jurídica?
É um serviço realizado por advogados ou escritórios de advocacia que possui o objetivo de prevenir, solucionar e respaldar legalmente o cliente, evitando disputas judiciais, desgastes e custos desnecessários. A assessoria jurídica atua em todas as áreas do direito, seja trabalhista, civil, empresarial entre outras.
Consultoria jurídica e assessoria jurídica são a mesma coisa?
A diferença entre uma e outra é bem simples: a consultoria é uma orientação direcionada para casos específicos, enquanto a assessoria jurídica é um trabalho prolongado, com orientação, planejamento e execução, buscando ações preventivas.
Similaridades:
Existem duas características em comum entre os dois trabalhos. Uma é o objetivo final, que é o respaldo legal aos clientes evitando ações judiciais desnecessárias. A outra, é que somente advogados com OAB ativas podem realiza-los conforme previsão do artigo 1º, II, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e OAB).
Peculiaridades:
A consultoria é uma orientação geralmente direcionada para casos específicos, com a emissão de um parecer com proposta(s) de conclusão, podendo ser a solução ou não para o caso do cliente. Já a assessoria jurídica tem um trabalho a médio e longo prazo, atuando de forma mais abrangente em uma ou mais área.
Durante a assessoria jurídica o advogado pode ter a necessidade de tocar demandas jurídicas para garantir os direitos do cliente, já que não houve uma solução amigável para o caso.
Como realmente funciona a assessoria jurídica?
A assessoria jurídica é uma sequência de análise, planejamento, ação, informação e orientação, visando atingir o objetivo de garantir os direitos dos clientes de acordo com a lei.
- A análise é o primeiro passo para conhecer e entender as demandas do cliente.
- O Planejamento é o segundo passo para a elaboração de um plano de ação para atuação nos pontos analisados e destacados para atuação.
- A Ação é a execução do plano de ação, que pode envolver diversas atividades como elaboração e negociação de contratos, elaboração de documentos legais.
- A Informação mantém o cliente ciente sobre a evolução do trabalho e garante segurança, credibilidade e assertividade na tomada de decisão necessária.
- A Prevenção permite que os litígios sejam evitados, os problemas legais minimizados, economizando tempo, mão de obra e consequentemente dinheiro.
- A orientação ao Cliente: Além de oferecer soluções, um assessor jurídico também tem o papel de orientar, ensinar e educar o cliente acerca de suas responsabilidades, direitos e práticas, deixando-os mais prevenidos, conscientes e independentes para decisões futuras.
A atuação e responsabilidade do advogado ao realizar a assessoria jurídica
Ao ser contratado para realizar o trabalho de uma assessoria jurídica, o advogado precisar ter uma visão preventiva e assertiva evitando que haja posteriormente um volume de trabalho corretivo, onerando o cliente.
Na assessoria jurídica, seguindo corretamente o artigo 32 do código de ética da OAB, o advogado constrói a autoridade no mercado, realizando um trabalho baseado em conhecimento e ética. Portanto, na esfera judicial, o advogado é eticamente responsável por buscar sempre a melhor solução para o cliente, seguindo a lei.
Como estar pronto para trabalhar com assessoria jurídica?
A assessoria jurídica é mais uma opção para atuação do advogado, na área vasta do direito. Portanto, para realizar esse trabalho estude e se prepare. Quanto maior o seu conhecimento e mais especialista em determinada área, melhor será a sua atuação e consequentemente maior será a sua credibilidade no mercado jurídico e mais amplo o seu marketing.
Quanto mais especializada for a atuação de qualquer profissional, maior a capacidade de se aprofundar e se tornar referência no mercado.
Atualmente, o advogado e/ou escritório de advocacia tem aumentado muito sua atuação nessa área, prestando o serviço de uma forma fixa com pagamentos mensais. Os advogados têm construído uma carteira de clientes, o que tem feito com que os escritórios de advocacia possam se manter mais estáveis e expandir o seu negócio.
Como aumentar sua carteira de clientes nessa área da assessoria jurídica?
Buscar novos clientes para qualquer nicho de mercado, inclusive a assessoria jurídica, exige uma combinação de técnicas de marketing, relacionamento interpessoal, bem como, ações e atitudes que te deixem preparado para entrar nesse mercado acirrado.
Gere valor ao seu serviço para que o seu cliente esteja satisfeito, reconheça o seu trabalho, te pague justamente e o indique para vários outros potenciais clientes.
Se relacione bem! No direito, assim como em outras áreas, o networking é fundamental para a indicação e boas referência. Esse tipo de marketing ainda tem e sempre terá um excelente resultado.
E para o cliente, quais os benefícios da assessoria jurídica?
Atuar de uma forma estratégica, proativa e preventiva, que auxilia as pessoas e empresas na gestão do seu negócio é fundamental para o sucesso.
Os benefícios são:
Para a pessoa jurídica (empresa), a prática preventiva minimiza os riscos de enfrentar litígios, a conformidade legal constante ajuda a manter e melhorar a reputação da empresa, identifica e soluciona gargalos, eliminando trabalhos desnecessários e aumentando a produtividade, portanto, tudo gera economia com potenciais custos de ações judiciais e honorários advocatícios, aumentando o sucesso financeiro.
Para a pessoa física, a assessoria evita problemas na tomada de decisões importantes, como por exemplo, na compra de um imóvel, na assinatura de um contrato, além de que, agindo preventivamente, muitos conflitos e processos com certeza são evitados, gerando qualidade de vida e custos desnecessários.
E para o advogado(a) ou escritório de advocacia, quais os benefícios da assessoria jurídica?
A assessoria jurídica gera receitas estáveis e recorrentes, permitindo uma previsão financeira com valores fixos e receita garantida, flexibilidade de horário, com uma menor atividade da rotina forense e audiências, possibilitando maior controle sobre da agenda.
Conclusão
Durante o artigo, ficou bem claro que a assessoria jurídica é uma área de atuação indicada para advogados que buscam trabalhar com ações preventivas.
O sucesso dessa prática tanto para o cliente quanto para o advogado, fica bem evidente, garantido muito mais produtividade e resultado financeiro positivo para ambos.
Invista na sua especialidade, qualquer que seja sua escolha e faça o melhor, com certeza você terá o sucesso que tanto deseja.
Continue nos acompanhando através do nosso site e das redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn .
Ah… e não deixe de acessar nosso blog que arrebenta com conteúdos muito interessantes para o seu crescimento.
Clique aqui: Conteúdo jurídico atual e de qualidade – Blog Ultimatum
Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Apresentamos o Nexus, nosso software jurídico para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso site oficial. Siga-nos no Facebook, Instagran e Linkedin e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.
Boa semana!!!!! Até a próxima!
Leave a reply